WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como funciona o ciclo hidrológico?

A água é vital para as atividades no campo, mas é preciso entender como funciona seu ciclo

Ciclo hidrológico

É impossível imaginar a história do homem sem a água. Ainda, todas as atividades no campo não seriam possíveis se esse líquido precioso não existisse. Com o passar dos anos e o surgimento das primeiras civilizações, eu uso passou a ser otimizado logo após o estudo do seu ciclo.

Denis Leocádio, professor do Curso Online CPT Outorga de Água, reafirma a importância de se conhecer o ciclo hidrológico para que a água possa ser utilizada de forma otimizada, evitando desperdício. Para elaboração de um projeto de outorga de água, entender conceitos e processos que envolvam a água se torna vital.

Da superfície para a atmosfera: o início do ciclo

O ciclo hidrológico, popularmente conhecido como ciclo da água, se refere à troca que a água faz na hidrosfera, passando do solo à atmosfera.

O ciclo tem início com a energia solar incidindo sobre o planeta. Dessa maneira, inicia-se a transferência da água da superfície para a atmosfera, que passa do estado líquido ao estado gasoso através da evaporação direta e por transpiração das plantas e dos animais.

Como a energia solar possui influência no processo de evaporação, a água evapora-se durante os períodos mais quentes do dia e com mais intensidade em zonas mais quentes da terra.

Da atmosfera de volta à superfície: fechamento do ciclo

O vapor de água se condensa após percursos variáveis de alta velocidade, e podem regressar à superfície em formas de precipitação, como é o caso da chuva. Em situações incomuns, a água pode regressar à superfície em forma de neve e permanecer em montanhas por mais de 1000 anos.

A água é a única substância que em condições normais pode ser encontrada em todos os estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). Só é possível a coexistência desses três estados pois existem processos de transferência contínuos entre eles. A sequência fechada desses fenômenos é cientificamente chamada de ciclo hidrológico.

A água se move pelo ciclo a partir de alguns processos de transferência. Entenda esses processos:

Evaporação

As águas dos oceanos, rios e ouros corpos d’água se evaporam no ar. Há também a evapotranspiração, nome dado ao vapor de água obtido na transpiração dos seres vivos, isto é, das plantas e animais.

Precipitação

Há precipitação quando ocorre condensação do vapor de água do ar, que cai diretamente na terra ou no mar. Esse processo ocorre quando as gotículas de água, sob certas condições, agregam-se e formam gotas maiores, que precipitam, caindo sob a terra em forma de chuva.

Escoamento superficial

A chuva tem dois caminhos a seguir: ela pode se infiltrar e formar um aquífero ou um lençol freático, ou pode apenas escoar até chega a um rio, lago ou oceano, fazendo com que o ciclo da água continue.

A formação da chuva e do fenômeno do arco-íris

Grande parte do valor de água acaba retornando à superfície, geralmente aos oceanos, porém também há ventos que transportam esse vapor para a terra de outra maneira. Esse vapor pode se condensar em forma de chuva, bem como neve, granizo, nevoeiro e orvalho.

Além disso, pode ocorrer o fenômeno do arco-íris, o que acontece quando a água condensada no ar refrata a luz solar e emite as cores.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Meio Ambiente:

Curso Outorga de Água

Curso Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Curso Tratamento de Água no Meio Rural


Fonte: Wikipedia – pt.wikipedia.org
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!