WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como é o dia a dia de um aterro sanitário (lixão), você sabe?

Em aterros sanitários são descarregadas toneladas de lixo diariamente. As primeiras atividades do dia são a compactação e o aterramento do lixo descarregado da coleta noturna

Como é o dia a dia de um aterro sanitário (lixão), você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

Em aterros sanitários, popularmente chamados de lixões, são descarregadas toneladas de lixo diariamente. “As primeiras atividades do dia são a compactação e o aterramento do lixo descarregado da coleta noturna”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso a Distância CPT Aterro Sanitário - Planejamento e Operação. Enquanto isso, uma escavadeira mecânica retira material de cobertura de uma encosta dentro da área do aterro e, ao mesmo tempo, abre mais espaço para aterramento de lixo.

A terra retirada para material de cobertura é transportada em caminhões, até a frente operacional, o mais próximo possível do ponto de aterramento.

O lixo que chega ao aterro sanitário é descarregado no pátio de descarga, uma área que fica o mais próximo possível da frente de operação, para facilitar o trabalho dos tratores que com a lâmina levam ou empurram o lixo, espalhando-o e compactando-o, por esmagamento, com a passagem do trator sobre a camada de lixo, várias vezes, de três a cinco passadas e sempre no sentido da aclividade da rampa, isto é de baixo para cima.

A inclinação do talude deve ter uma proporção de 1:3, isto é, 1 na vertical e 3 na horizontal. Qualquer que seja o método ou tipo de aterro, o sistema de execução é praticamente o mesmo, consistindo na execução de drenagens, confinamento e compactação dos resíduos em células, recobrimento diário com material de cobertura, destinação do chorume e do biogás.

A definição da altura das células de lixo e da cobertura com terra é determinada, considerando-se o futuro uso da área, o método de operação mais conveniente em função das condições topográficas e a perspectiva de captação e aproveitamento do biogás. Não existe a fixação de um número exato de células que poderão ser sobrepostas. Recomenda-se que o início de operação da primeira célula esteja em cota acima, no mínimo, de 3 metros do nível do lençol d'água subterrâneo e, para a superfície final da célula superior, prevalece a cota que for determinada no projeto.

A cobertura da camada final do aterro sanitário deve dispor de aproximadamente 60 cm de altura de terra compactada com declividade uniforme de pelo menos 1%, para evitar formação de poças e infiltração de água no seu interior.

O acabamento final com uma camada de terra de maior altura visa prevenir os efeitos da erosão e proteger o aterro da presença e proliferação de vetores de doenças, como: moscas, mosquitos, baratas e ratos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Licenciamento ambiental para aterros sanitários. Isso é mesmo necessário?
- Aterros sanitários: sistemas de drenagem e drenagem do chorume

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?