WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como é feito o tratamento da água

Antes de abastecer a população, a água passa por tratamento físico e químico nas estações de tratamento

Como é feito o tratamento da água

A água consumida por nós vem de locais conhecidos como ETA - Estação de Tratamento de Água. Neles, ela passa por processo de purificação, que a torna adequada ao consumo. Normalmente, “são utilizados rios, mananciais e represas para captação da água. Em alguns casos, poços perfurados também são utilizados para captar as águas superficiais”, explica Francisco Cecílio Viana, professor do Curso CPT Tratamento de Água no Meio Rural.

Independentemente da forma de captação da água, se em poços, mananciais ou represas, antes de abastecer a população, ela passa por tratamento físico e químico, até ser encaminhada ao local de armazenamento. Deste, a água é distribuída a residências, empresas, indústrias, além de outras edificações.

Captação por sistema de grades


No reservatório de captação, a água segue por um sistema de grades com o objetivo de remover resíduos maiores. Após passar por gradeamento, ela é submetida à desarenação, ou sedimentação da areia por gravidade. Assim que esta é removida, a água é submetida ao processo de coagulação.

Acréscimo de coagulantes químicos


Como as partículas menores não sedimentam por gravidade, elas são submetidas à coagulação. Para isso, são adicionados à água coagulantes químicos, normalmente sulfato de alumínio. Sua função é unir (coagular) as mínimas impurezas antes de a água seguir para a etapa conhecida como decantação.

Separação dos sedimentos por decantação


O sedimentos presentes na água são separados, por gravidade, em um processo chamado decantação. No decantador, os sólidos sedimentáveis precipitam no fundo para serem removidos. O efluente sem sedimentos nem lodo sai pelo vertedouro e é encaminhado para a filtragem.

Retenção dos flocos nas unidades filtrantes


A filtragem da água ocorre nas unidades filtrantes por meio de filtros constituídos de camadas de carvão, pedregulho, cascalho, areia grossa e areia fina. Todos esses elementos têm a função de reter os flocos não decantados e demais impurezas. Essa água filtrada segue para outra importante etapa: a desinfecção.

Adição de cloro, flúor e controle do pH


Para eliminar agentes patógenos da água, principalmente coliformes fecais, adiciona-se cloro na água para sua total desinfecção. Dessa forma, quando abastecer a população, ela estará livre de bactérias e vírus. No processo, também equilibra-se o pH da água e adiciona-se flúor. Por fim, a água segue para o armazenamento em reservatórios.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Tratamento de água no meio rural - tratamento simplificado de águas superficiais."

Fonte: tratabrasil.org.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!