WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Boas práticas para a destinação final do lixo

A composição do lixo urbano tem influência na seleção dos processos de destinação final do lixo, seja ele material reciclável, resíduo orgânico ou rejeito inerte

Lixo destino final

 

As boas práticas para a destinação final do lixo envolvem alguns processos mecânicos, térmicos e biológicos feitos nos resíduos urbanos. Quando o lixo é preparado previamente para sofrer outros tratamentos, esse processo é denominado mecânico (compactação, trituração e triagem). Se o lixo passa por pirólise ou incineração, o processo é denominado térmico. Por fim, classificamos como biológico os processos conhecidos como compostagem, aterro sanitário e produção de metano.

“A composição do lixo urbano tem influência na seleção dos processos de destinação dos vários componentes, sejam materiais recicláveis, resíduos orgânicos ou rejeitos inertes”, afirma a professora especialista Maeli Estrela Borges, do Curso CPT Aterro Sanitário - Planejamento e Operação. Principalmente porque os resíduos urbanos aumentaram muito nas últimas décadas, devido ao crescimento do poder aquisitivo da população, ao seu perfil de consumo, à educação ambiental das pessoas, dentre outros fatores.
 
Infelizmente, poucas são as cidades brasileiras que agem de forma ecológica quanto ao descarte do lixo. Daí o aumento dos lixões, bem como das doenças como verminoses e micoses. Tudo poderia ser evitado se houvesse uma política de reciclagem do lixo, de compostagem ou de aterro sanitário.

Por falar em aterro sanitário, essa é a forma mais adotada para o destino final do lixo doméstico no Brasil. Entretanto, a carga de resíduos é enorme, o que propicia o processo de fermentação do material orgânico e, consequentemente, o surgimento do chorume ou gás metano.

Isso acontece porque a reciclagem ainda é um processo muito oneroso em nosso país. Por isso, todos escolhem o aterro sanitário. Reciclar custa 15 vezes mais caro do que aterrar! Mas alguns países como França e Alemanha resolveram esse problema delegando a reciclagem à população e às empresas privadas. E deu certo!

Práticas de destinação final do lixo

Aterro sanitário

O lixo orgânico é intercalado com terra, para evitar o mau cheiro durante a decomposição da matéria orgânica. Quando isso ocorre, forma-se gás metano, que pode ser queimado ou utilizado para gerar energia elétrica.

Compostagem

Os restos de frutas e verduras (material orgânico) são utilizados como adubo no meio agrícola ou em hortas caseiras. Este é um meio econômico e ecológico de aproveitamento do lixo orgânico.

Seleção e reciclagem

A seleção do lixo separa o que é orgânico do que é reciclável (vidro, papelão, alumínio). Assim que isso é feito, empresas privadas ou cooperativas coletam o material para a reciclagem propriamente dita.

Incineração e pirólise

O lixo hospitalar ou de laboratório é incinerado, para evitar qualquer tipo de contaminação acidental. Assim que é queimado, sua fumaça é filtrada para evitar a poluição da atmosfera.

Tratamentos especiais

Materiais como pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos podem gerar sérios problemas ambientais (contaminação do solo e da água). Por esse motivo, precisam sofrer alguns tratamentos próprios a cada um.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Sua Pesquisa, Infoescola e Cursos CPT.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

CLARISSA VITÓRIA BORGES DOS SANTOS

22 de mai de 2019

Gostaria de obter mais informações sobre os conteúdos abordados.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai de 2019

Olá Clarissa Vitória,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que irá sanar todas as suas dúvidas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

José Robson Vilas Boas Rios

2 de fev de 2018

Gostaria de receber textos sobre o assunto citado.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2018

Olá José Robson,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!