
A aplicação do biofertilizante poderá ser feita de diferentes formas. A mais simples consiste em fazer a sua distribuição diretamente na lavoura, sendo ele despejado, por gravidade. "Nesse caso, um tubo de PVC, adequado para sistemas de irrigação, deverá se encontrar conectado ao tubo de descarga da fossa séptica para fazer a aplicação do biofertilizante", explica Marcelo Henrique Otênio, Professor do Curso CPT Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural.
Outra forma de fazer a aplicação do biofertilizante consiste em colocá-lo, por exemplo, em uma pipa tratorizada, tipo chorumeira. Esses equipamentos possuem um aspersor tipo canhão hidráulico e uma bomba centrífuga, que é acionada pela tomada de potência (TDP) do trator. Assim, enquanto a chorumeira, carregada com o biofertilizante, é tracionada pelo trator no meio da cultura, basta acionar a TDP para que o biofertilizante seja distribuído na forma de aspersão na cultura. Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, em pastagens, capineiras, plantações de café, cana, entre outras.
No caso de culturas perenes, como café e frutíferas, a aplicação do biofertilizante é feita através dos sistemas de irrigação localizada. Nesse caso, o biofertilizante deverá ser veiculado à água constituindo, assim, a fertirrigação. Nesse caso, será preciso passar o biofertilizante através de uma caixa de areia, após a saída da fossa séptica.
Aprenda mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Economia na fazenda? Trate e reutilize os resíduos animais
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.