WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aterros sanitários são a melhor forma de destinação do lixo urbano

Mesmo diante das vantagens oferecidas pelos aterros, alguns municípios brasileiros ainda adotam lixões

Um aterro sanitário bem administrado pode gerar grandes benefícios sociais e econômicos. Mas, para que esses depósitos sejam encarados dessa forma, é preciso investimento em administração dos serviços de limpeza pública e destinação adequada dos rejeitos. A melhor foma de cuidar do lixo urbano são os aterros, empresas públicas ou privadas (por meio de concessão) podem assumir esse trabalho. Contudo, em grande parte do Brasil, ainda predominam os lixões. Para estimular mudanças nessa tendência negativa em nosso país, é preciso que as vantagens em implantar aterros, bem como de gerenciá-los corretamente, sejam divulgadas e ressaltadas. O curso Aterro Sanitário – Planejamento e Operação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lista algumas delas, além de explicar o que é o aterro sanitário.

Aterro sanitário é uma forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo

Primeiramente, é preciso lembrar que lixão não é aterro, eles não devem ser confundidos. Mesmo assim, de acordo com o IBGE, 64% dos municípios utilizam os lixões, lugares que não passam por nenhum tipo de controle e gerencimento adequado dos resíduos. "Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública – ABRELP, em termos de custo x benefício, os aterros sanitários são a melhor forma de destinação do lixo urbano". Entretanto, o aterramento por si só também pode apresentar falhas gravíssimas de tratamento do lixo, por isso é preciso que ele seja visto como um local promissor, onde exploram-se diversas possibilidades de aproveitamento dos resíduos.

No vídeo do referido curso, a engenheira-arquiteta Maeli Estrela Borges dá orientações que ajudam a esclarecer questionamentos sobre o que é aterro sanitário, como funciona, onde pode ser construído, se recebe qualquer tipo de lixo, se é a solução definitiva, entre outros.

O que é aterro sanitário

Entre as considerações da professora do curso, há duas conceituações importantes. As duas destacam a visão do aterro como processo ou método. São elas:

"Aterro sanitário é um processo utilizado para a disposição de resíduos sólidos no solo – particularmente lixo domiciliar – que, fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite uma confinação segura, em termos de controle de poluição ambiental e proteção da saúde pública."

"Aterro sanitário é uma forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo, através de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais."

Vantagens

Quanto às vantagens de utilização desse processo, há muitas formas de aproveitmento do lixo que certamente ainda não foram percebidas, ou que já são evidentes mas ainda estão sendo estudadas por meio pesquisas nas áreas de engenharia e meio ambiente. O curso traz algumas das vantagens, que, embora já constatadas, nem sempre são conhecidas ou levadas em conta na hora de decidir pela implantação do aterro sanitário na cidade. Sendo assim, quando bem projetado e manejado, podem-se citar que:

– É uma destinação final sanitária, adequada e completa;
– Recebe quase todos os tipos de lixo;
– Protege o meio-ambiente e a saúde pública;
– É uma solução econômica com baixos investimentos iniciais de implantação, quando comparados a outros processos;
– É um processo de implantação rápida;
– Possibilita a recuperação de terrenos degradados;
– Elimina problemas sociais, estéticos, de segurança;
– Possibilita o aproveitamento do biogás se projetado para essa finalidade.

Aprenda mais sobre o aterro sanitário, confira outros tópicos referentes a esse assunto, como tipos de lixo a serem aterrados; chorume: problema ou solução?; processamento do biogás; operação de um aterro; entre outros, abordados no curso CPT.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marconi Edson Rodrigues Barbosa

13 de out de 2019

Quero fazer esses cursos. Sou graduado em Biologia e Pós Graduado em Sustentabilidade! Cultivei mais de 8.000 mudas frutíferas e doem de presente; e quero continuar trabalhando em prol dos nossos Biomas!

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2019

Olá, Marconi

Tudo bem?

Como é bom ver pessoas que se interessam pela preservação do meio ambiente!

O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Aterro Sanitário - Planejamento e Operação. Este curso teve a coordenação técnica da Engenheira - Arquiteta, Urbanista e Sanitarista, Maeli Estrela Borges que é consultora técnica na área de limpeza urbana em Belo Horizonte.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente.

Erika Lopes

 

 

Brunno Carvalho De Oliveira

23 de dez de 2018

Como posso fazer um pedido de livros e prazo de entrega em Rondônia?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de dez de 2018

Olá Brunno Carvalho,

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações e esclarecimentos em relação aos cursos, livros e prazos de entrega.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Wellington luiz de souza

1 de set de 2017

Sou gestou ambiental quero fazer cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set de 2017

Olá, Wellington.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

paulo

5 de mai de 2017

Estou querendo saber sobre limpeza urbana, aterros sanitários e coleta e destinação de lixos em empresas.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai de 2017

Olá paulo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Meio Ambiente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Elinton Blant

5 de abr de 2017

Amei foi útil para as minhas aulas

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de abr de 2017

Olá Elinton,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marconi Edson Rodrigues Barbosa

23 de out de 2016

Parabéns por promover estes cursos, os quais podem construir cidadãos capacitados a trabalhar em prol do Meio Ambiente, justamente por contribuir para um desenvolvimento com SUSTENTABILIDADE, MITIGANDO OU COMPENSANDO COM ATIVO AMBIENTAL ou exercendo o trabalho que contribui fundamentalmente com o desenvolvimento ordenado! Marconi Edson Rodrigues Barbosa, formado em Ciências Biológica e Pós Graduado em Sustentabilidade.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out de 2016

Olá Marconi,

Agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

MILCA LAIZ PRATA SILVA

12 de ago de 2014

Boa tarde......gostaria muito de comprar DVD sobre PGRSS e PGRS plano de gerenciamento de resíduos de saúde e plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago de 2014

Olá, Milca!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o Curso CPT Aterro Sanitário - Planejamento e Operação nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

isa

12 de set de 2013

muito legal esse site!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de set de 2013

Olá, Isa!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!