WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Assutado com o volume das chuvas? Saiba como elas são medidas

Para se medir a quantidade de chuva por unidade de superfície (área), durante certo intervalo de tempo, utiliza-se o pluviômetro, que permite se obter leituras diárias da chuva, que cai em um local

Assutado com o volume das chuvas? Saiba como elas são medidas   Artigos Cursos CPT

 

As chuvas variam muito de um local para o outro e de um ano para o outro. Essa variação à superfície do globo resulta da ação conjunta de vários fatores, como latitude (pressão atmosférica), continentalidade (proximidade ou afastamento do oceano), correntes marítimas e relevo do local. Em vista dessa variabilidade, faz-se necessário realizar observações das chuvas em um local para se fazer planejamentos. Isso, porque a medida das chuvas representa um parâmetro de suma importância em diversas atividades.

A sua quantificação é sempre feita em termos de altura de lâmina d’água, normalmente expressa em milímetros, que, após uma chuva, se acumularia em um local de superfície horizontal, plano, sem infiltração (impermeável) e sem escoamento superficial (deflúvio lateral), com 1 m2 de área.

“Para se medir a quantidade de chuva por unidade de superfície (área), durante certo intervalo de tempo, utiliza-se um equipamento chamado pluviômetro, que permite se obter leituras diárias da chuva, que cai em um local”, afirma Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes.

A medição da chuva é expressa em milímetros de altura (mm) ou litros por metro quadrado (L/m2). Assim, quando falamos que a chuva em um determinado local foi de 5 mm, significa que em cada m2 da área atingida pela chuva formaria uma lâmina d’água de altura igual a 5 mm, caso não houvesse infiltração, nem escoamento superficial. Isso significa, também, que cada litro de água colocada sobe uma área de 1 m2 será suficiente para formar uma lâmina de 1 mm. portanto, 1 L de água em 1 m2 corresponde a 1 mm.

A precipitação mensal, por sua vez, é obtida a partir da soma do volume de chuva precipitado durante todos os dias de um determinado mês. Do mesmo modo, a precipitação total anual resulta da soma do volume de chuva ao longo do ano.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Como começam os temporais? Conheça as chuvas ciclônicas
O que pode poluir a água das nascentes? Aprenda!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT na Área Meio Ambiente
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!