WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Águas naturais cada vez mais contaminadas transmitem doenças infecciosas no meio rural

Águas contaminadas por bactérias de origem fecal, poluição por esgoto, transmitem doenças infecciosas, como cólera, diarreia, leptospirose, hepatite, esquistossomose, giardíase e outras

 

Trabalhos científicos realizados pela Embrapa têm mostrado que em determinadas regiões até 98% das águas naturais analisadas apresentaram bactérias de origem fecal, que é o parâmetro indicativo de poluição por esgoto. Esses trabalhos foram realizados em áreas rurais, onde era de se esperar menor poluição dos recursos hídricos. A água microbiologicamente contaminada pode transmitir grande variedade de doenças infecciosas, de diversas maneiras: diretamente pela água (provocada pela ingestão de água contaminada); causadas pela falta de limpeza e de higiene com água e veiculadas por parasitas encontrados em organismos que vivem na água.

Além de causar doenças ao ser humano, a água de má qualidade pode causar prejuízos também no setor de produção de alimentos. De nada adianta lavar os utensílios e as instalações, se a água do enxágue estiver contaminada. As doenças mais comumente transmitidas pela água infectada são: cólera, diarreia, leptospirose, hepatite, esquistossomose, giardíase, entre outras. No entanto, com a adoção de uma das principais ações de saneamento básico, que é o tratamento da água e do esgoto, praticamente eliminam-se as possibilidades de ocorrência dessas doenças que são transmitidas pela água impróprias para uso.

O tratamento de água e de esgoto normalmente é constituído por processos físicos (que são responsáveis pela separação das partículas sólidas da água) e químicos que têm como finalidade combater os microrganismos que se encontram presentes na água. Vale ressaltar que são esses microrganismos (bactérias, fungos, protozoários, vírus e vermes) que transmitem doenças, quando ingerimos ou, de outra forma, mantemos contato com a água contaminada.

O produto químico mais comumente utilizado na desinfecção para a produção de água potável é o cloro, líquido, gasoso ou em pó. Ele tem sido empregado como desinfetante primário na maioria das estações que tratam a água superficial ou subterrânea, tanto como pré-desinfetante como pós-desinfetante (manutenção de residual na rede). O cloro, como os demais agentes químicos, utilizados para desinfecção, tem a função de controlar doenças de veiculação hídrica (transmitidas pela água) e inativar os organismos patogênicos na potabilização das águas.

No meio rural, as águas que deverão ser tratadas apenas por cloração são as subterrâneas e as provenientes de nascentes. Estamos considerando águas subterrâneas aquelas que são captadas em poços perfurados, tubulares ou caipiras. Nesses casos, normalmente a água é bombeada e conduzida diretamente para  os reservatórios através de tubulações. Já as águas de minas ou nascentes, que são consideradas águas superficiais, a captação geralmente é feita de forma diferente. Independente da forma de captação, o tratamento dessas águas provenientes de poços ou de minas deve ser feito basicamente por meio da cloração, com a utilização de cloradores apropriados.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Meio Ambiente, entre eles o Curso Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

EVALDO DE CASTRO SILVA

15 de mai de 2015

Os cursos são excelentes, já possuo vários cursos tanto na área ambiental como de alimentos, recomendo á todos os profissionsis da área.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de mai de 2015

Olá, Evaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que goste do nosso curso.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!