WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Água: tipos de lençóis subterrâneos

Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água, chamados lençóis subterrâneos

Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água, chamados lençóis subterrâneos

 

Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água ou com ar. Além disso, as partículas encontram-se agregadas, formando camadas de solo chamadas de aluvião. A sustentação dessas camadas pode ser feita por imensas camadas de rochas ou argila adensada impermeáveis, o que impossibilita a descida da água para solos mais profundos. A profundidade da camada impermeável é variável. Em alguns locais, ela poderá estar a apenas poucos metros abaixo da superfície do solo; em outros, a milhões de metros.

Lençóis freáticos

Após infiltrar na superfície do solo, parte da água das chuvas percola através dos poros até atingir certa profundidade. Ao longo do seu caminho, parte dela ficará retida nesses poros, tornando o solo úmido. Já a parte que não for retida nos poros descerá cada vez mais, até atingir a camada impermeável. Nesta a água será depositada até um determinado nível, de baixo para cima. Imediatamente, o ar existente no interior dos poros será expulso e substituído por água.

Em outras palavras, desde a camada impermeável até um determinado nível acima dela, haverá outra camada de solo onde todos os seus poros serão preenchidos, exclusivamente, por água. Quando isso acontecer, passará a existir no solo uma linha chamada de linha freática. Entre a linha freática e a camada impermeável ficará acumulado um grande volume de água, o qual é denominado lençol freático. Esta água é a principal responsável pela manutenção das nascentes

Em determinadas situações, este tipo de lençol poderá ser abastecido apenas com a água que infiltra na bacia a que pertence ou, então, por águas que infiltraram na bacia vizinha. Quando o divisor freático coincidir com o divisor de águas, cada lençol freático será abastecido apenas pelas águas que infiltrarão através da superfície do terreno da bacia a qual ele se encontra associado.

Em suma, o abastecimento dos lençóis freáticos é feito por águas da chuva, que infiltram através da superfície do solo das bacias que os abastecem.

Lençóis artesianos

A água no interior do solo não existe somente acima da camada impermeável, mas também no interior ou abaixo desta, onde estão localizados os maiores lençóis de água subterrânea, chamados de artesianos. A formação dos lençóis artesianos encontra-se associada ao processo de formação da crosta terrestre. Eles podem se formar de duas maneiras: a primeira está relacionada com o material que deu origem às grandes camadas rochosas existentes no interior do subsolo.

Dependendo do tipo de rocha que forma a camada rochosa, esta poderá apresentar uma considerável porosidade, como o que acontece em camadas formadas por rochas pertencentes a classe das metamórficas, ou seja, gnaisses, quartzitos, ardósias, mármores e outras. Portanto, quando existirem no subsolo camadas de rochas que são permeáveis à passagem da água, as águas das chuvas que infiltram e chegam até essa camada poderão chegar a seu interior, formando um lençol de água do tipo artesiano.

Os lençóis artesianos também podem se formar no interior do subsolo onde existem camadas rochosas formadas por grande blocos de rochas separados por falhas ou fendas. Essas falhas ou fendas podem estar interligadas a grandes galerias existentes no interior de rochas, localizadas em maiores profundidades. Assim, as águas que infiltrarem no interior do subsolo de uma bacia poderá deslocar-se através dessas falhas ou fendas, e acumular-se no interior das galerias, formando gigantescos bolsões de água, que são os lençóis artesianos.

A localização, a profundidade dos lençóis artesianos, bem como o volume de água armazenado no seu interior, podem ser variáveis. De modo geral, podemos considerar que, para cada grande rio, existe um lençol artesiano associado, já que a água chega até eles por infiltração ou através de fendas.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Tratamento de Água no Meio Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Roberto Carlos de Paula

25 de dez. de 2020

A vegetal ajuda na formação dos lençóis freáticos.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de dez. de 2020

Olá,Roberto 

Como vai?

A vegetação se enraíza, retém água na superfície do solo e alimenta gradualmente o lençol freático, assim, possibilita que um rio tenha vazão regular ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem.

Atenciosamente,
Erika

Fernanda

22 de ago. de 2019

Eu só quero saber

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de ago. de 2019

Olá Fernanda,

Agradecemos sua visita e comentário e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao material que atenderá suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Rafaela Souza

17 de jun. de 2018

Gostei muito da matéria mas fiquei em duvida em uma coisa. Alguns reservatórios subterrâneos de água não ocorrem em todo tipo de solo,por que?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun. de 2018

Bom dia Rafaela,

Por que as reservas subterrâneas são formadas e realimentação pelas águas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que se infiltram lentamente pelos poros, fraturas e cavidades das rochas e solos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

leonor campos real

9 de mai. de 2018

Sou moçambicana e gostei da vossa pagina mas preciso de outras informações como .tenha uma quinta , onde os meus vizinhos fizeram furos , e encontraram água salgada . Sera que haverá mais a baixo água doce? Agradeço que me ajudem.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de mai. de 2018

Olá Leonor,

Agrdacemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure um técnico em meio ambiente em sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Clovis Pinheiro Ferri

8 de jan. de 2018

Vejo muitos sítios, sem água ou quase sem, e sem.sempre fui muito interessado em como fazer brotar água, tenho umas ideias, porem gostaria de informações mais detalhadas a respeito

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jan. de 2018

Olá Clovis,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre meio ambiente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eurival Gabarrao Ruiz

9 de set. de 2017

Gostei, mas gostaria de informações mais detalhadas. Como adquiro?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set. de 2017

Olá, Eurival.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

ivanilde palma narvais

2 de set. de 2017

Muito interessante saber a importância da preservação que todos nós temos que ter com as nossas nascente.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2017

Olá, Ivanilde.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Fernando Dirceu Pereira ferreira

9 de mai. de 2017

Poxa,adorei saber essas informações e adoraria saber muito mas se possível, eu queria saber se existe algum equipamento para descobrir a profundidade a agua do solo?. E se te! Como saber se tem rochas no solo e a profundidade delas?., se alguem poder me responder obrigado desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mai. de 2017

Olá Fernando,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?