WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veterinário: qual a importância do diagnostico por imagem? Eu te explico

Um diagnostico preciso! Veja e entenda como fazer

 
Veterinário: qual a importância do diagnostico por imagem? Eu te explico

Para entender a importância do diagnóstico por imagem, será utilizado, como exemplo, o seguinte caso clínico, explica as professoras Dr.ª Sâmara Turbay Pires e Dr.ª Magna Coroa Lima, do Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais.


Quando chega um animal na clínica veterinária para atendimento veterinário com queixa por parte do proprietário de sangue na urina (hematúria), o que pode estar levando o animal a apresentar esse quadro? Pode ser apenas uma cistite? Ou esse animal pode ter, por exemplo, um cálculo ou uma massa na bexiga? Outra hipótese é que, se for um macho, esse animal pode ter alteração na próstata, e essa alteração pode estar causando sangramento na urina?


Todas essas hipóteses confirmam a importância do exame de diagnóstico por imagem para que se possa pensar nos dados diagnósticos.


Nesse contexto, o diagnóstico por imagem vai auxiliar na determinação de algumas patologias. Pensando no exemplo de caso clínico apresentado, o tratamento prescrito para um animal com cistite é completamente diferente do tratamento para o caso de cálculo da bexiga: o primeiro é tratado com medicamentos; o segundo é cirúrgico.


Mediante o exame de diagnóstico por imagem, torna-se viável a observação interna do corpo do animal. Isso facilita a implementação de tratamentos mais eficientes e específicos para cada situação. Dessa forma, é possível comunicar ao proprietário o prognóstico do animal, sendo reservado no caso de um animal com massa na bexiga e significativamente melhor para um animal com cistite.


Desse modo, o diagnóstico por imagem vai auxiliar o clínico quanto à determinação de patologias, definição dos tratamentos e sobre os prognósticos.


Pensando no diagnóstico por imagem e nos exames de imagem disponíveis, é fundamental que o veterinário esteja familiarizado com os três pilares para um diagnóstico preciso, os quais são:

1. Saiba solicitar o exame correto. Para isso, é necessário uma anamnese e um exame físico bem feitos para saber quais são os diagnósticos diferenciais e como o diagnóstico por imagem ou os exames de imagem vão auxiliá-lo em um determinado caso.

2. Tenha consciência, e isso deve ser também comunicado ao tutor, de que cada exame tem o seu limite. Então, muitas das vezes em que é solicitado um exame, é necessário outro complementar para auxiliar o clínico.

3. Saiba interpretar corretamente as informações resultantes do exame para que possa auxiliá-lo na definição de um diagnóstico mais correto e de um tratamento mais específico para o animal.


Veja um Exemplos: Um tutor leva seu animal a uma clínica veterinária e relata que o pet está com dispneia. Qual exame deve ser solicitado? Nessa situação, em se tratando de tórax, de pulmão, tem como opção a radiografia.


Mas, em caso de, além de dispneia, o animal apresentar efusão pleural, em que não é possível avaliar o tórax, o mais indicado é um exame de ultrassonografia, pois, mesmo se tratando do tórax, há líquido livre em seu interior, então, através da ultrassonografia se consegue mais informações.


Diante do exposto, é importante entender que a radiografia e a ultrassom, os principais exames de imagem presentes na rotina do médico veterinário, muitas das vezes, são complementares.


A capacitação profissional em Radiologia e Ultrassonografia, torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso na Medicina Veterinária.


O curso "Cpt Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animaisé a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para atingir o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.


Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora o Curso na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?