WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veterinário: como a alimentação de vacas gestantes é influenciada?

Entenda os principais fatores que afetam a ingestão alimentar durante a gestação das vacas


O rebanho bovino brasileiro é composto, em sua maioria, por raças zebuínas, principalmente Nelore e seus cruzamentos, que, aliadas às diferentes condições climáticas e alimentares adotadas, conferem características peculiares à pecuária brasileira, explica a  Prof.ª Dr.ª Taiane Martins do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte.


Uma maneira de aumentar a produtividade animal é melhorar os sistemas de requisitos nutricionais, utilizando informações produzidas em condições tropicais, tornando, assim, a atividade mais eficiente.


OBR-CORTE (exigência nutricional de zebuínos puros e cruzados) disponibilizou tabelas com valores específicos para animais produzidos nas condições tropicais, a pasto e confinamento.


As tabelas contemplam:

Exigências de energia para bovinos de corte.

• Exigências de proteínas para bovinos de corte.

• Exigências de minerais para bovinos de corte.

• Exigências nutricionais para vacas de corte vazias e gestantes.

• Exigências nutricionais para vacas de corte lactantes e seus bezerros. Atender às exigências nutricionais é de extrema necessidade para garantir o desempenho desejado, bem como para atingir todo o potencial produtivo do animal.

• Existem também tabelas internacionais, como o BCNRM, o qual "representa uma revisão abrangente das informações mais recentes disponíveis sobre nutrição de gado de corte e composição de ingredientes que permitirão uma produção de carne bovina eficiente, lucrativa e ambientalmente consciente." (BCNRM, 2016).

Atender às exigências nutricionais é de extrema necessidade para garantir o desempenho desejado, bem como para atingir todo o potencial produtivo do animal.


Exigência de minerais para bovinos de corte.


Na suplementação a pasto ou em confinamento/semiconfinamento, é importante que a ração ofertada para os animais seja misturada de forma homogênea com o volumoso. Isso fará com que o animal não selecione somente a ração, para que a dieta não seja desbalanceada.

A exigência de mantença (manutenção do corpo) visa alcançar no animal:

• Movimentos normais.

• Secreções ou perdas endógenas.

• Metabolismo interno.

• Respiração.

• Processos vitais.

• Perdas externas.

• Os rótulos das embalagens de ração, concentrado ou suplemento, devem apresentar os níveis de garantia dos macrominerais (Ca, P, Mg, Na, K e S) e microminerais (Cu, Fe, Mn, Se, Zn, Co, Cr e Mo).

•  Exigência Nutricional de Bovinos de Corte (Tabelas Internacionais e Nacionais).

As vacas vazias ou em gestação possuem um requerimento nutricional diferente do que as vacas lactantes e bovinos em fase de terminação e crescimento.


Fatores reguladores de consumo em vacas gestantes:

1) Fatores físicos: a redução na ingestão de alimentos, observada no final da gestação, pode ser causada devido à compressão do rúmen pelo útero em crescimento e agravada pela gordura abdominal.

2) Fatores fisiológicos: série de fatores endócrinos, metabólicos e comportamentais relacionados com a variação da ingestão de alimentos durante a gestação em vacas.

3) Fatores metabólicos: um desbalanço entre os nutrientes requeridos pela mãe e pelo feto durante o final da gestação também pode reduzir a ingestão de alimento pelas fêmeas ruminantes nessa fase.

4) Fatores comportamentais: preocupação e desconforto com a necessidade de procurar um local adequado para o parto, mudanças endócrinas associadas com o parto.


Veterinário: como a alimentação de vacas gestantes é influenciada?

Descubra o segredo para o sucesso na criação de bovinos de corte! O Curso Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte oferece conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você mesmo. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?