WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Projeções radiográficas? Entenda os posicionamentos radiográficos

A anamnese e a avaliação física têm um papel muito importante na seleção da imagem radiográfica

Projeções Radiográficas? Entenda os Posicionamentos Radiográficos


A anamnese e a avaliação física têm um papel muito importante na seleção da imagem radiográfica, já que é a partir delas que se determina qual região será radiografada.

É inadmissível solicitar a radiografia de um animal inteiro, mesmo que ele seja pequeno, explica Sâmara Turbay Pires, professora do Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais, pois, para cada região do corpo do animal, tem-se um kV, um tempo e um mas ideais, de modo que a radiografia do todo utilizaria técnicas errôneas para muitas áreas.

É importante frisar também o cuidado que se deve ter para, nas imagens, não aparecer as mãos de quem está segurando o paciente, uma vez que isso impacta tanto na qualidade das projeções quanto na proteção radiológica.

No pedido de exame de imagem das diferentes regiões do corpo dos animais, deve estar identificado o nome das projeções radiográficas. Esses nomes são de acordo com os planos anatômicos estudados em Anatomia, não importando a posição que o animal está deitado. Já nas projeções, essa identificação pode ser feita digitalmente pelo computador (na radiografia digital) ou utilizando plaquinhas de chumbo com as descrições pregadas diretamente no chassi radiológico.

Posto isso, considerando a radiografia das regiões de membro, primeiramente deve-se identificar qual deles está sendo submetido ao procedimento: se direito ou esquerdo e se torácico ou pélvico. Depois, é preciso lembrar que o nome das projeções é sempre onde o raio entra para onde o raio sai.

Dessa forma, há o lado do animal e o meio dele, possibilitando projeções lateromedial e mediolateral (em escápula, úmero, rádio, ulna, carpos, metacarpos e falanges), e o sentido do crânio e o sentido da cauda, configurando, assim, projeções craniocaudal e caudocranial (em escápula, úmero, rádio e ulna).

Em carpo, metacarpo e falanges, essa projeção recebe denominação diferente: em membro torácico, será dorsopalmar ou palmarodorsal. Para os membros pélvicos, as denominações são as mesmas, com exceção das projeções do tarso, metatarso e falanges, as quais serão dorsoplantar e plantarodorsal.

A escolha da projeção será aquela em que é possível posicionar o chassi mais próximo ao osso e a que vai proporcionar mais conforto para o animal. Por sua vez, os planos anatômicos do crânio, coluna, tórax, abdômen e pelve são diferentes, de modo que o nome das projeções também será.

Considerando que a denominação é sempre de acordo com o sentido de entrada e saída do raio, nessas regiões haverá entrada lateral e saída lateral, pois não há como posicional o chassi radiográfico no meio, e entrada de cima para baixo ou de baixo para cima. Assim, as projeções serão laterolateral, dorsoventral e ventrodorsal.

É muito importante que, para qualquer projeção, o animal fique parado e alinhado.


A capacitação profissional em Radiologia Ultrassonografia e Radiologia torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso na Medicina Veterinária.


O curso "Cpt Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais" é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para atingir o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!



Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?