
Alguns procedimentos permitem observar as características do ovo e a sua qualidade. “Ao se considerar ovos de cores diferentes, marrons, brancos e azuis, por exemplo, entendemos que essa diferença cromática é devido à genética do animal, ou seja, galinhas sempre botarão ovos da cor inerente à sua raça”, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Avicultura – Produção e Principais Doenças.

Foto: Ovos de galinha de diferentes pigmentações.
No mercado, os ovos marrons são mais caros porque sua casca possui um teor de ferro maior, portanto, são mais resistentes e, normalmente, as galinhas que botam ovos dessa cor são maiores.
Demonstração na prática
Para verificar a qualidade dos ovos quanto ao seu frescor, basta colocá-los em uma vasilha e cobri-los com água. Verifique:
- Quando o ovo está fresco, ele se deposita no fundo da vasilha, deitado, pois sua proteína está naturada, o que o torna mais denso (primeira foto).
- Quando está velho, o ovo fica mais acima, podendo boiar até a superfície, com a ponta mais fina voltada para baixo e a câmara de ar para cima devido ao excesso de ar no seu interior e à desnaturação proteica (segunda foto).
- Quando está em condições intermediárias, ele fica em uma posição inclinada ou flutuando no meio da vasilha, sem chegar à superfície como o ovo velho (terceira foto).

Foto: Ovo novo, ovo velho e ovo intermediário: posição correta quando colocados em um vasilhame com água.
Outro modo de observação é averiguar o aspecto do ovo quebrado em um prato. Quando está fresco, a gema fica bem mais alta e redonda e a clara mais bem definida, enquanto que, no ovo velho, a gema se apresenta achatada e flácida e a clara mais liquefeita.

Foto: Comparativos entre as gemas de ovos frescos e não frescos
Gostou da matéria? Saiba mais sobre o assunto na(s) matéria(s) abaixo:
- O custo da alimentação para a avicultura Brasileira
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.