
O nervo oftálmico emerge através do forame oftálmico localizado atrás do globo ocular. “O bloqueio é importante para cirurgias de enucleação e cirurgias intraoculares”, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Anestesiologia Veterinária.
Há duas técnicas empregadas para o bloqueio do nervo oftálmico: bloqueio retrobulbar e bloqueio pelo lado da cabeça. Para fazer o bloqueio do nervo oftálmico, devemos utilizar agulhas maiores ou o mandril de um cateter de 18 gauges, porém, antes de iniciar esse procedimento, é necessário bloquear os nervos lacrimal e zigomático, responsáveis por irrigar as pálpebras e as glândulas; e a musculatura que realiza a movimentação do globo ocular. Mas, atenção, para fazer o bloqueio do nervo ocular, o animal deve estar sedado com anestesia geral.
Bloqueio retrobulbar do nervo ocular
Na imagem abaixo, o posicionamento e o local de entrada da agulha durante a aplicação da técnica de bloqueio retrobulbar em um esqueleto de cão.

Foto: Posicionamento e local de entrada da agulha para o bloqueio retrobulbar canino
Nesse tipo de bloqueio, é comum ocorrer a exoftalmia, ou seja, a projeção do globo ocular para fora de sua órbita, devido ao volume de anestésico que é aplicado atrás do globo ocular. Após 15 minutos de latência do anestésico, o globo ocular retorna à posição normal na órbita, o que permite o início da intervenção cirúrgica programada para o paciente.
Bloqueio do nervo oftálmico pelo lado da cabeça
Nesse tipo de bloqueio, a agulha deve ser introduzida em direção ao crânio do animal. A agulha deverá entrar em posição caudal-ventral e atingir a região próxima ao forame ocular de onde emerge o nervo oftálmico do paciente.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Anestesia epidural em cães. Onde aplicar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.