WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Infestação de carrapatos? Aprenda a controlar

Uma vez infectados e de acordo com o nível de parasitismo, os animais apresentam quadro de anemia profunda, vindo, inclusive, a óbito


O controle de carrapatos deve envolver um tratamento preventivo de todos os animais, uma vez que o aumento do quadro de resistência desses parasitos é um dos maiores entraves dentro da produção de bovinos, levando à queda drástica no seu desempenho.

"A avaliação seletiva de bovinos para controle de carrapatos possui como objetivo filtrar os animais mais susceptíveis ao parasitismo e a partir daí realizar o controle somente nesses animais", explica Mariana Costa Furtado, professora do Curso CPT Curso CPT Histologia Veterinária.

A avaliação seletiva é uma proposta segura não só para os animais, mas também para o meio ambiente, fazendo com que se utilize uma quantidade menor de drogas para controle dos parasitos. O que se deseja é manter a população de carrapatos nos bovinos em um limite aceitável e seguro, mas que continue estimulando uma resposta imune.

A tristeza parasitária bovina é uma doença causada pelo protozoário do gênero Babesia. Possui como hospedeiro definitivo o bovino e intermediário o carrapato. Através da picada do carrapato, os protozoários inoculados se multiplicam nas hemácias dos bovinos. Uma vez infectados e de acordo com o nível de parasitismo, os animais apresentam um quadro de anemia profunda, que pode levar, inclusive, a óbito.

Infestação de carrapatos? Aprenda a controlar


Algumas consequências da tristeza parasitária bovina:


- Estresse, fazendo com que o bovino consuma menos alimento, levando ao seu menor desempenho (produção de leite ou ganho de peso).
- Lesão de pele, predispondo a quadro de miíase e depreciação do coro (menor valor para o mercado).


Mas isto não é tudo. Trata-se de apenas uma pequena abordagem sobre o assunto. Você, profissional da área, precisa aprofundar seus conhecimentos e especializar-se. Esse é o melhor caminho para aqueles que querem fazer parte de um grupo seleto de profissionais e ter sucesso no mercado de trabalho.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?