WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fase luteal em bovinos. Entenda aqui!

A luteinização é o conjunto de processos através dos quais a diferenciação das células da teca e da granulosa do folículo pós-ovulação resulta na formação do corpo lúteo

Fase luteal em bovinos. Entenda aqui!

Você é médico veterinário ou profissional da área e está precisando aprender mais sobre a reprodução de bovinos? Posso ajudar e para iniciar a nossa conversa, aqui um pouco mais sobre a fase luteal. Vamos lá?

Pois bem. “Várias mudanças serão desencadeadas pelo pico de LH, como liberações de ações de prostaglandina, interferindo em todas as estruturas do folículo pré-ovulatório”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, professor do Curso CPT Reprodução de Bovinos. Essas mudanças drásticas (metabólicas, bioquímicas) resultarão em um aumento do tamanho folicular, enfraquecendo a parede folicular e liberando o processo de ovulação.

A luteinização é então o conjunto de processos através dos quais a diferenciação das células da teca e da granulosa do folículo pós-ovulação resulta na formação do corpo lúteo. No processo de luteinização acontecem mudanças estruturais e funcionais, em função da ruptura da membrana basal e mudanças bioquímicas (secreção de progesterona).

A ovulação em si acaba sendo parte integrante dos processos iniciais da luteinização. Durante a ovulação ocorre um aumento da hiperemia da região do folículo pré-ovulatório, mediada por agentes vasoativos, determinando o aumento de acúmulo de fluido folicular, ruptura do folículo e liberação do fluido e do oócito que será captado pelo infundíbulo, parte integrante da tuba uterina.

Após a ovulação, as estruturas que antes formavam o folículo pré-ovulatório sofrerão mudanças drásticas, resultando no desenvolvimento de células luteínicas, proliferação de células fibroblásticas e formação do corpo lúteo.

O processo de luteinização determina dramáticas transformações nas células do folículo ovulatório, transformadas em tecido luteal (mediada pelo LH).

 

Para aprofundar seus conhecimentos, o Curso CPT Reprodução de Bovinos destaca-se como uma ferramenta indispensável. Com um conteúdo abrangente e atualizado, esse curso oferece uma formação completa, abordando desde os fundamentos básicos até técnicas avançadas de reprodução.

Por meio do Curso, os profissionais têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o ciclo estral, inseminação artificial, manejo de fêmeas em diferentes fases do ciclo reprodutivo, entre outros. Além disso, a metodologia prática e didática do curso proporciona uma experiência de aprendizado eficiente e aplicável no contexto real.


Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?