WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando as pigmentações patológicas? Aqui a Bilirrubina

A bilirrubina é um pigmento endógeno derivado da hemoglobina


Precisando aprender mais sobre as pigmentações patológicas? Podemos ajudar! Aqui abordaremos sobre duas condições muito comuns na histopatologia geral. Vamos lá? Afinal, o que são pigmentos?

Pigmentos são substâncias estranhas que se depositam no “organismo” e que apresentam colorações características. Podem ou não provocar uma reação inflamatória. “O acúmulo anormal de pigmentos ou a sua diminuição, também, são indicativos de que a célula sofreu agressões”, explica João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária - Patologia Animal pela UFV e professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia.


Existem alguns tipos de pigmentos. São eles:


- Pigmentos endógenos: são aqueles sintetizados no próprio organismo do indivíduo. Maneira como se acumulam no organismo: intracelular ou extracelular.

- Pigmentações endógenas: pigmentos biliares, hematoidina, hemossiderina, hematina, pigmento malárico, esquistossomótico, melanina, ácido homogentísico, lipofuscina.

- Pigmentos exógenos: são aqueles oriundos do exterior, introduzidos no organismo por ingestão, inalação ou inoculação. Maneira como se acumulam no organismo: intracelular ou extracelular.

- Pigmentações exógenas: antracose (acúmulo de fuligem de carvão), argiria (acúmulo de prata), crisíase (acúmulo de ouro), tatuagem.

 

Estudando as pigmentações patológicas? Aqui a Bilirrubina


E o que saber sobre a Bilirrubina?


A bilirrubina é um pigmento endógeno derivado da hemoglobina. Seu acúmulo no organismo denomina-se icterícia. A icterícia é considerada a “ponta do iceberg”, pois o que causa é muito mais grave do que o próprio acúmulo em si. A bilirrubina acumulada nos tecidos não causa graves problemas as células, a não ser em recém-nascidos, podendo apresentar algum distúrbio neurológico quando acumula no cérebro em grandes quantidades.

A icterícia ou vai ser causada por uma bilirrubina direta (conjugada) ou indireta (não conjugada). O que gera acúmulo da bilirrubina é grave, pois pode representar distúrbios hepáticos e hematológicos. Externamente, a bilirrubina será muito visível no olho, na mucosa oral e vaginal, em indivíduos de pele branca e animais de pelagem clara.

- Icterícia pré-hepática
A bilirrubina pode ser acumulada nos tecidos quando se tem uma destruição exagerada de hemácias, pois está sendo produzida em excesso antes de chegar ao fígado. Como doenças hemolíticas, citam-se: anemia hemolítica autoimune; hemoparasitoses.

- Icterícia hepática
Quando se tem uma doença hepática em que os hepatócitos perdem a sua capacidade de conjugar a bilirrubina, esta acaba se acumulando na corrente sanguínea. Ocorre então um acúmulo de bilirrubina no sangue, extravasando para os capilares sanguíneos e se depositando nos tecidos, sendo considerada não conjugada.

Hepatopatias mais comuns que podem levar a não conjugação da bilirrubina pelo fígado:


- Distúrbios degenerativos e necróticos: destaque para as esteatoses hepáticas.
- Doenças inflamatórias: hepatites, destacando a hepatite infecciosa canina.
- Neoplasias: destaque para os carcinomas hepáticos, hepatomas e metástases de outras neoplasias. 


A especialização em Histopatologia oferece uma oportunidade única para profissionais da área de saúde,
sejam professores, pesquisadores ou estudantes de graduação e pós-graduação. A demanda por histopatologistas é alta, o número de especialistas é limitado e as oportunidades de atuação são diversas, indo desde diagnósticos precisos até pesquisa científica e contribuições para o avanço da medicina.

O Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma oportunidade imperdível para consolidar conhecimentos, adquirir habilidades específicas e se destacar nesse campo tão relevante.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?