
A necrose é um processo de morte celular que pode ocorrer devido a diversos fatores. Ela é caracterizada pela interrupção do metabolismo celular e da integridade estrutural, explica Rosyane Cruzeiro, Professora do Curso CPT Histologia Veterinária.
Dentre os tipos de necrose, as duas mais comuns são a necrose coagulativa e a necrose liquefativa. A necrose coagulativa ocorre quando há uma interrupção do suprimento sanguíneo para um tecido, resultando em danos à célula. Assim, a arquitetura celular permanece relativamente preservada, mas a célula se torna pálida e firme.
Já a necrose liquefativa ocorre em resposta a infecções bacterianas ou fúngicas, de modo que as células afetadas se tornam liquefeitas, formando uma massa semelhante a um líquido dentro do tecido. Isso ocorre porque as células mortas são rapidamente digeridas por enzimas liberadas pelas células inflamatórias que invadem a área.
Ambas têm implicações importantes na Medicina Veterinária. O conhecimento desses conceitos e das diferenças entre eles permite aos profissionais identificar e tratar adequadamente as condições que levam à necrose, garantindo o bem-estar e a saúde dos animais.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.