WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

É veterinário? Entenda como a dieta influencia na saúde do rúmen

Quando o animal recebe uma alimentação balanceada, o rúmen apresenta aspecto íntegro, com papilas, piloro e coloração saudável


 

A dieta influencia diretamente na saúde do rúmen. Quando o animal recebe uma alimentação balanceada, o rúmen apresenta aspecto íntegro, com papilas, piloro e coloração saudável, além de células em disposição normal e natural quando vistas em imagem histológica.

Ao receber dieta desbalanceada, é possível encontrar pontos de inflamação distribuídos pelo piloro e aglomerados de células vistas na imagem histológica. Se a dieta fornecida, além de desbalanceada, ainda contar com indução de sacarose, a coloração do rúmen e a estrutura do piloro são alteradas e as células vistas por imagens histológicas são ainda mais aglomeradas.

"Já uma dieta com ausência de volumoso, se fornecida sem a adaptação adequada, provoca, além de alterações mais intensas na coloração do rúmen, lesões ulcerativas nos pilares ruminais e infiltrados inflamatórios", explica a Professora Taine Martins, do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Bovino de Corte.

É veterinário? Entenda como a dieta influencia na saúde do rúmen


Assim, para prezar pela saúde e bem-estar do animal, é importante fornecer uma dieta que permita bovino se nutrir adequadamente, mantendo saudável a microbiota do rúmen, sem mudanças drásticas e repentinas na alimentação. Toda alteração na composição da dieta deve ser implementada aos poucos para que o organismo do animal se adapte aos novos nutrientes disponíveis.

É preciso se atentar também à necessidade de se processar alguns alimentos para que seus nutrientes possam ser capturados pelos microrganismos do rúmen. Esse processamento pode consistir em quebra, moagem, umidificação ou hidratação, tratamentos com vapor, etc. Nesse sentido, é possível perceber que, ao se pensar em nutrição e alimentação animal, também é importante pensar no favorecimento dos microrganismos ruminais.

 


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?