WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

É Cirurgião-anestesista? Antes de sedar, avalie e prepare o animal

A correta avaliação e preparo do paciente são passos fundamentais antes de qualquer procedimento anestésico


Você é médico veterinário e seu paciente vai passar por uma cirurgia? Saiba, então, que a correta avaliação e preparo do paciente são passos fundamentais antes de qualquer procedimento anestésico, seja em ambiente hospitalar ou em campo.

E como deve ser feita esta avaliação? Simples: “trata-se de em uma avaliação física rápida do paciente, para mensurar o peso, a frequência cardíaca e respiratória, o TPC e a coloração da mucosa”, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Médico Veterinário Anestesista.

É Cirurgião-anestesista? Antes de anestesiar, avalie e prepare o animal


O preparo do paciente, por sua vez, consiste em canular a veia para acesso venoso ao aplicar os anestésicos antes da cirurgia. Para isso, realiza-se a assepsia do local com álcool 70%; em seguida, introduz-se o cateter.

É importante destacar que, quando se tratar de um paciente muito agitado, a medicação pré-anestésica pode ser realizada antes da canulação. O inconveniente dessa possibilidade é que na maioria das vezes serão usados alfa agonistas, os quais provocam o bloqueio simpático, dificultando a canulação da veia.

A canulação deve ser realizada sempre no sentido do corpo do animal, e nunca no sentido da cabeça. A fixação do cateter pode ser feito com uma super cola, que fixa muito bem e é um método indolor; ou através de sutura, porém, desta forma o animal sentirá dor.

Para confirmar a canulação da veia, basta introduzir o soro. Se o sangue voltar, significa que o procedimento está correto. Feita a verificação da canulação, retira-se o soro do paciente, que pode ser levado para o local onde será realizada a cirurgia.

A canulação venosa, parte integrante desse processo, demanda habilidade e atenção, sendo fundamental seguir os protocolos estabelecidos. Nesse contexto, para os médicos veterinários que buscam elevar suas competências em anestesia, o Curso CPT Médico Veterinário Anestesista destaca-se como a melhor opção de especialização disponível no mercado, oferecendo conhecimentos atualizados e práticos, capacitando os profissionais a lidar com situações diversas no ambiente clínico.

Invista na sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?