
Nascentes nada mais são que um afloramento do lençol freático. Outras vezes, a água continua no subterrâneo, sendo necessária sua captação, posterior a análises prévias da água, uma vez que suas características estão relacionadas às características geológicas do local.
“É importante que as nascentes estejam, quando possível, em local elevado, para que a captação da água seja feita por gravidade, e não por bomba. Além disso, a água precisa ser de boa qualidade (microbiológica, física e química), contínua e abundante. No caso da extração através de bombas, é necessário cuidado para não contaminar os lençóis”, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária.
Apesar do aspecto límpido da água da fonte, muitas vezes ela não está livre de microrganismos e precisa ser filtrada. Esse processo pode ser feito através de retenção por meio poroso; e por meios pétreos de diferentes granulometrias (areia, britas, carvão) para retenção de partículas variadas.
Atenção:
O processo de filtração deve ser utilizado também para melhorar águas residuais antes de devolvê-las para a natureza.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.