WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como a ultrassonografia beneficia a reprodução de ovinos e caprinos?

Saiba como essa técnica ajuda a diagnosticar gestações e identificar problemas uterinos


Para execução do diagnóstico gestacional em ovinos pode ser utilizada a ultrassonografia via transretal. Apesar de ser um pouco mais demorada, fornece maior número de informações sobre o animal, explica a professora Sâmara Turbay Pires, do Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais.


Utilizando o transdutor em via transretal é possível visualizar o corpo do útero, os ovários, o corpo lúteo, a bexiga e, até mesmo, contabilizar a quantidade de embriões.

Após visualização ultrassonográfica: foi possível concluir que o animal não está prenhe, visto que não possui vesícula gestacional.


Ultrassonografia em caprinos:

Para execução do diagnóstico de gestação em cabras, a ultrassonografia pode ser realizada através da via transretal ou transabdominal.

Como em caprinos existe alta incidência de artrite encefalite caprina, causada por um lentivírus, torna-se necessário o uso de um preservativo ou sacola para que não ocorra contato do transdutor com a mucosa do animal.

O exame via transabdominal deve ser feito através da região inguinal, próximo às glândulas mamárias. Pode ser utilizado o transdutor linear, setorial ou convexo.


Principais patologias reprodutivas encontradas em ovinos e caprinos:


A ultrassonografia realizada no terço final da gestação de caprinos e ovinos permite a contagem fetal, identificando o número e a viabilidade dos fetos. Dessa forma, é possível ajustar a dieta para prevenir a toxemia da gestação. A precisão dessa técnica depende da prática do veterinário que está executando.


A idade fetal também pode ser estimada através de mensurações em diferentes partes do corpo do animal, dependendo do tamanho da vesícula embrionária.

Uma das principais patologias uterinas é a pseudogestação (hidrometra ou mucometra), identificada pela presença de fluido dentro do útero. É um conteúdo anecoico, semelhante às vesículas embrionárias.

A ultrassonografia desempenha um papel fundamental na reprodução de ovinos e caprinos, permitindo a detecção precoce da gestação, contagem fetal e identificação de patologias uterinas. A precisão dessas técnicas depende da habilidade e experiência do veterinário, destacando a importância da formação contínua e do aprimoramento técnico. Com o uso adequado da ultrassonografia, é possível melhorar a eficiência reprodutiva desses animais, contribuindo para a saúde e produtividade dos rebanhos.


Como a ultrassonografia beneficia a reprodução de ovinos e caprinos?

Quer se destacar na área veterinária? Não perca tempo!

A chave para o sucesso está na capacitação profissional! Descubra tudo que o Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais tem a te oferecer.

✔️ Conteúdos específicos e atualizados.

✔️ Orientações práticas e técnicas fundamentais.

✔️ Caminho certo para o sucesso profissional.

Não espere mais! Invista em você e alcance o sucesso profissional!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?