WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como a ultrassonografia abdominal beneficia a saúde de caprinos e ovinos?

Vantagens da ultrassonografia na detecção precoce de problemas abdominais em pequenos ruminantes

A ultrassonografia da cavidade abdominal em caprinos e ovinos é um exame prático e não invasivo utilizado para complementar e aprimorar o exame clínico geral, facilitando o diagnóstico de diversas condições. Esse método pode ser muito útil no diagnóstico de timpanismo, impactação, abcessos e outras patologias, além de auxiliar na orientação de procedimentos invasivos, como abdominocentese, biópsia de fígado e baço, entre outros. No entanto, ainda é subutilizada, principalmente devido às dificuldades de visualização causadas pelos pré-estômagos presentes nesses animais.

Os transdutores utilizados podem ser do tipo linear, convexo e setorial, com frequência de 5 MHz, permitindo uma varredura sistemática e uma exploração panorâmica (com o transdutor convexo) ou detalhamento da linha pleural e alterações subpleurais (com o transdutor linear), explica a professora Sâmara Turbay Pires, do Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais.

Ultrassonografia do abdômen:

Abaixo das costelas, a partir do quinto/sexto espaço intercostal, é possível realizar o exame do fígado, abomaso, omaso e os intestinos do lado direito, enquanto do lado esquerdo pode-se examinar o rúmen, retículo e baço.

Ao posicionar o transdutor nos espaços intercostais nas áreas demarcadas em vermelho na pele do animal, conforme ilustrado nas figuras a seguir, é possível obter visualização do fígado e do baço.

Como a ultrassonografia abdominal beneficia a saúde de caprinos e ovinos?

Principais patologias encontradas em ovinos e caprinos:

As patologias do fígado podem ser observadas através do aumento da heterogeneidade do parênquima hepático, do acúmulo de líquido abdominal livre e da presença de depósitos fibrinosos peri-hepáticos.


Casos clínicos:

O presente estudo clínico envolveu 38 cabras que apresentaram alterações metabólicas, incluindo perda de peso, diarreia e anemia, juntamente com deficiência de cobalto e cianocobalamina (B12).

As imagens ultrassonográficas desses animais foram comparadas com as de outras 10 cabras saudáveis. Além do exame de ultrassom, foram realizadas biópsias e análises histopatológicas.

No estudo, utilizou-se um transdutor convexo de 5 MHz para realizar uma varredura completa do abdômen dos animais analisados. Os achados clínicos foram:

• Lipidose hepática leve, moderada e grave.


• Alterações ultrassonográficas em 21 (90,4%) casos.


• Todos os casos com insuficiência hepática grave mostraram aumento da ecogenicidade.


• Parênquima hepático com pontos hiperecogênicos.


• Aparência granular.


O exame ultrassonográfico foi fundamental para o diagnóstico dos casos clínicos, permitindo a identificação de alterações hepáticas associadas à deficiência de cobalto e vitamina B12 por meio das imagens captadas. Além disso, a ultrassonografia também foi utilizada como guia para a realização das biópsias.


Quer se destacar na área veterinária? Não perca tempo!

A chave para o sucesso está na capacitação profissional! Descubra tudo que o Curso CPT Ultrassonografia e Radiologia em Pequenos Animais tem a te oferecer.

✔️ Conteúdos específicos e atualizados.

✔️ Orientações práticas e técnicas fundamentais.

✔️ Caminho certo para o sucesso profissional.

Não espere mais! Invista em você e alcance o sucesso profissional!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?