
Precisando aprender mais sobre a anestesia epidural em cães? Pois bem, saiba que para fins didáticos, observe a marcação do local de punção da epidural – espaço lombo-sacro - em um cadáver de cão. “A palpação auxilia a localização das estruturas de referência dessa técnica anestésica”, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, professor do Curso CPT Anestesiologia Veterinária.

Foto: Localização do espaço lombo-sacro em cão
a) Antissepsia
A antissepsia dever ser rigorosa, a fim de se evitar a entrada de patógenos na medula do animal.
- Tricotomia de toda a região lombo-sacro.
- Álcool a 70%.
- Povidine.
- Éter para remoção da gordura da pele do paciente.
b) Agulhas
Existem agulhas específicas, produzidas para a aplicação de anestesias espinhais.
c) Punção
A agulha deve ser introduzida no paciente em posição perpendicular à pele, formando ângulo de 90o. Após passar pela pele e pelo tecido subcutâneo, deposite uma gota de anestésico no canhão da agulha.

Foto: Deposite uma gota de anestésico no canhão da agulha quando essa alcançar o tecido subcutâneo
Continue a inserir a agulha até que alcance o ligamento amarelo da coluna vertebral. Ao adentrar o ligamento amarelo, devido à pressão negativa do espaço epidural, a gota de anestésico será sugada pelo canhão, indicando o espaço correto para administrar a anestesia. A seguir, segure o canhão da agulha com uma das mães e acople a seringa com o anestésico.
d) Administração
A aplicação do anestésico deve ser feita de forma lenta, com o objetivo de evitar o aumento da pressão intracraniana. Após a aplicação do anestésico, o animal deve permanecer em decúbito ventral para que o anestésico progrida uniformemente pela medula e faça o bloqueio retro-umbilical.
Caso o animal seja posicionado em decúbito lateral esquerdo ou direito, a tendência é que o anestésico faça o bloqueio prolongado do lado em que o animal permaneceu em decúbito, o que pode ser uma vantagem nos casos de cirurgias em apenas um dos membros posteriores do paciente.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Nervo oftálmico canino. Como anestesiar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.