
Verdade. A Raiva é uma enfermidade que possui grande potencial zoonótico (100% letal), acometendo todas as espécies de mamíferos (domésticos e silvestres). As perdas econômicas significativas acontecem devido à mortalidade dos animais.
A transmissão acontece ao contato direto com a saliva infectada do animal. Em animais silvestres, o morcego Desmodus rotundus é tido como a espécie de maior importância, possuindo a eliminação do vírus por até 202 dias, sem apresentação de sinais clínicos.
“Este vírus é de replicação intensa, principalmente no sistema nervoso central. Também ocorre nos nervos periféricos quando acontece uma infecção descendente”, explica Dra. Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Microbiologia Veterinária.
1- Em herbívoros
Existem as formas paralítica (mais comum) e furiosa. Geralmente é transmitida por morcegos, mas também por animais silvestres e cães.
Sinais clínicos:
• Isolamento do animal e afastamento do rebanho;
• Apatia e perda do apetite;
• Cabeça baixa;
• Indiferença ao que se passa ao seu redor.
2- Em cães
Na fase prodrômica apresentam mudança de comportamento, filamento de saliva pela boca, olhar diferente e latidos roucos. Na fase furiosa, apresentam excitação, irritação e agressividade. Mordem as pessoas, outros animais ou a si próprios, às vezes com fúria, e tendem a fugir e andar longas distâncias.
Diagnóstico da Raiva
O animal deverá ficar em isolamento por aproximadamente 10 dias. Na amostra coletada, quando verificado em lâmina, o corpúsculo de Negri é o sinal específico para a Raiva, acontecendo em aproximadamente 50% dos casos. Eles desaparecem após 6 horas da morte.
O teste laboratorial (em laboratórios oficiais) mais recomendado é o de imunofluorescência direta (IFD), onde os agregados específicos do nucleocapsideo são identificados pela fluorescência.
Gostou da matéria? Quer aumentar um pouco mais seus conhecimentos sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Salmonella e a Shigella. Por que essas bactérias são tão importantes?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.