WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe o que é e para que serve a MATRACA, na agricultura?

O plantio de sementes graúdas como o milho, feijão e arroz pode ser facilmente feito por meio do uso da semeadora manual chamada matraca

Você sabe o que é e para que serve a matraca, na agricultura?   Artigos Cursos CPT

 

Você sabe o que é e para que serve a matraca? Não? Pois bem, na agricultura o plantio de sementes graúdas como o milho, feijão e arroz pode ser facilmente feito por meio do uso da semeadora manual chamada matraca.

“A matraca é formada por dois depósitos, sendo que um deles (na cor verde) é utilizado para a colocação das sementes e o outro (na cor branca), que é confeccionado de material anticorrosivo, é onde se coloca o fertilizante", afirma Dr. Afonso Peche Filho, Professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, em Livro+DVD e Curso Online. Na parte de baixo dos depósitos, existem dispositivos que permitem fazer regulagem da semeadora para se obter a dosagem desejada da quantidade de sementes e de adubo que devem ser aplicados.

Utilizando-se essa semeadora, um trabalhador bem treinado consegue, em um dia, fazer aproximadamente o plantio de meio hectare (0,5 ha) de milho ou um quarto de hectare (0,25 ha) de feijão ou de arroz, trabalhando oito horas por dia.

Por se tratar de uma máquina manual, será necessário que o solo esteja bem revolvido, até uma profundidade de 7 a 10 cm. Uma excelente opção de uso da semeadora é fazer o semeio dos grãos na área onde já existe outra plantação de quiabo.

Depois de a semeadora estar devidamente abastecida, pode-se iniciar o semeio das sementes na área. Para fazer o plantio com essa máquina, o operador deve primeiro segurar firmemente as duas empunhaduras da máquina. Em seguida, deverá cravá-la no solo, fazendo, para isso, uma força mínima e que seja suficiente para aprofundá-la no solo, até uma profundidade em torno de 5 cm.

Em seguida, as empunhaduras deverão ser forçadas para dentro (movimento de aproximar uma mão com a outra), para promover a abertura dos mecanismos distribuidores de adubo e de sementes dentro do solo. Após essa abertura, as sementes e o adubo carrão no solo, ficando o adubo numa posição abaixo e ao lado das sementes. Feito isso, com a semeadora ainda aberta, deve-se puxá-la para cima e, em seguida, ela deverá ser fechada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Adubador manual de cobertura: como construir

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!