WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Tudo o que você precisa saber sobre tratores agrícolas

Com os avanços tecnológicos, hoje é possível encontrar tratores agrícolas não tripulados, comandados remotamente

Tudo o que você precisa saber sobre tratores agrícolas

Os primeiros tratores agrícolas funcionavam com motores a vapor. Atualmente, os tratores são movidos a diesel, equipados com computadores de bordo e GPS (Sistema de Posicionamento Global). “Com os avanços tecnológicos, hoje é possível encontrar tratores não tripulados, comandados remotamente”, afirma Luciano Baião Vieira, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Manutenção de Tratores Agrícolas.

Além disso, existem tratores equipados com ROPS (Sistema de Proteção contra Capotagem) para o máximo de proteção do operador se o veículo capotar. Vale ressaltar que muitos operadores de tratores morriam esmagados quando os veículos capotavam. Com essa tecnologia, raramente acontecem acidentes fatais envolvendo tratores agrícolas.

Tratores e implementos agrícolas


Independentemente da tecnologia implantada, os tratores agrícolas são veículos que aceitam o acoplamento de implementos agrícolas, como arados, subsoladores, pulverizadores, entre outros. Dependendo do implemento, ele pode ser rebocado ou montado no trator. Além disso, em caso de implementos mecanizados, o trator é quem fornece energia. Nesse caso, ele também é considerado uma unidade de potência semirreboque.

Os implementos agrícolas podem ser acoplados na traseira do trator agrícola das seguintes formas: barra de tração, engate de três pontos ou quick hitch (anexado ao engate de três pontos). Dessa forma, um único operador é capaz de conectar o implemento na máquina agrícola, com segurança e rapidez.

Alguns tratores agrícolas apresentam cilindros de maçarico, atrelados nas laterais, com um compressor pneumático permanente, na parte superior da tomada de força. Normalmente, eles contam com pneus tipo turf (próprios para grama). Tratores com pneus agrícolas são mais agressivos a superfícies macias.

Tipos de tratores e principais usos


Os tratores agrícolas são usados no campo para empurrar ou puxar implementos agrícolas. Sua principal função é lavrar a terra, além de realizar a aração, a subsolagem, a gradagem, a pulverização, o plantio, entre outras práticas de preparo e manejo do solo. Os tratores “row crop” apresentam piso ajustável para distribuição de fileiras de milho sem esmagá-los. Já os tratores “wheatland” apresentam centro de gravidade baixo, ideais para aração por exemplo.

Quanto aos tratores de “altas safras”, eles apresentam piso ajustável e maior distância do solo, perfeitos para cultivo de algodão e cultivos em fileiras com crescimento elevado. Enquanto os tratores utilitários são menores, com baixo centro de gravidade e raio de giro curto, ideais para operações gerais nas fazendas. Estes últimos são usados com fins não agrícolas, específicos para manutenção, ou ainda escavação.

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:

Manutenção de Tratores Agrícolas

Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos

Mecanização em Pequenas Propriedades

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!