WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer plantar cenouras em grande quantidade e em pouco tempo?

Quer plantar cenouras em grande quantidade e em pouco tempo? Simples: mecanize a produção! Uma boa dica é realizar o plantio usando uma semeadora

Quer plantar cenouras em grande quantidade e em pouco tempo?   Artigos Cursos CPT

 

Quer plantar cenouras em grande quantidade e em pouco tempo? Simples: mecanize a produção! Uma boa dica é realizar o plantio usando uma semeadora. “A semeadora de cenoura tem a capacidade de abrir o sulco para o plantio, dosar e distribuir as sementes e fazer a cobertura das sementes com muita facilidade e eficiência”,  afirma Dr. Afonso Peche Filho, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades.

Antes de fazer o plantio da cenoura com essa semeadora, porém, será necessário que o esterco e o adubo já tenham sido incorporados ao canteiro. Estando o solo dos canteiros de plantio preparado, o passo seguinte é o de colocar as sementes dentro do cilindro da semeadora e iniciar o plantio.

Na parte frontal da semeadora, existe um pequeno sulcador, o qual é o responsável por fazer a abertura do sulco para a semeadura. Assim, à medida que o operador vai empurrando a semeadora, esse sulcador vai abrindo os sulcos ao longo do canteiro, a uma profundidade em torno de dois centímetros. Enquanto o sulco vai sendo aberto, as sementes vão caindo do interior do cilindro, saindo por orifícios dosadores e vão sendo depositadas dentro do sulco.

No caso de eventuais entupimentos dos orifícios de saída das sementes, existe, na parte de cima da semeadora, uma escovinha de náilon, que tem a função de desobstruí-los. A corrente, que vai sendo arrastada sobre o canteiro, movimenta certa quantidade de solo solto, fazendo o recobrimento das sementes no sulco.

Qual a capacidade de plantio, em média, de uma semeadora?


A capacidade operacional desta semeadora é de, aproximadamente, um quarto de hectare (2.500 m2) por dia, considerando uma jornada de trabalho de oito horas por dia. O recipiente de sementes da semeadora comporta aproximadamente 400 g de sementes. Para que as sementes caiam livremente, o recipiente deverá ser reabastecido quando restarem, aproximadamente, 10 g de sementes no interior do cilindro.

Podemos concluir que a principal vantagem da semeadora manual é que, em apenas uma passada, a semeadora abre o sulco, dosa e distribui as sementes e, por fim, faz o recobrimento das sementes. Outra vantagem obtida com a utilização dessa semeadora manual é com relação ao desbaste que, muitas vezes, pode até ser desnecessário. Entretanto, quando se tornar necessário realizar desbaste, normalmente, gastam-se em média dois dias/homem por hectare, contra 100 dias/homem por hectare para o semeio manual, significando que essa diferença pode ser bem expressiva em áreas maiores. Por exemplo, para desbastar uma área de 5 ha, serão necessários 10 dias/homem, quando o plantio for realizado com a semeadora manual. Mas, se o plantio for realizado de forma manual, essa necessidade passa a ser de 500 dias/homens, que é uma diferença bem expressiva.

Essa diferença ocorre graças ao fato de que a semeadora deposita as sementes devidamente espaçadas e na quantidade ideal, que é aproximadamente 1,3 Kg de sementes por hectare.

No recipiente de sementes da semeadora, existem duas linhas de orifícios, feitos com broca de 7/64 polegadas, com espaçamentos diferentes, permitindo obter diferentes quantidades de sementes distribuídas por metro de linha de plantio. Sementes de verão (Kuroda) são maiores e mais peludas, portanto, deverão ser semeadas, utilizando-se a linha com menor espaçamento entre os orifícios. Já as sementes de inverno, por serem de menor tamanho e apresentarem menos pelos, são semeadas, utilizando-se a linha de maior espaçamento entre orifícios. Deve-se atentar para o fato de que a linha de orifícios que não estiver sendo utilizada deverá ser coberta por uma fita adesiva.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Agricultura competitiva é agricultura mecanizada!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!