WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mecanização agrícola: facilidade e eficiência nas atividades rurais

São diversas as tarefas que podem ser executadas com facilidade e eficiência por meio da mecanização, indo desde o uso de máquinas até ferramentas específicas para as atividades agrícolas

Mecanização agrícola

 

A mecanização é uma tendência nas diversas atividades realizadas em uma propriedade rural, abrangendo desde as atividades mais simples até as mais complicadas e demoradas. Ela pode ser praticada não apenas com o uso de máquinas, mas também com ferramentas específicas para serem empregadas em determinadas atividades.

São diversas as tarefas que podem ser executadas com grande facilidade e eficiência, por meio da mecanização. Com isso, os custos de produção tendem a ser menores e a propriedade agrícola torna-se mais competitiva. Para atingir esses objetivos, pode-se fazer uso de:

- Tratores de menor potência, associados com os diversos implementos que requerem menor esforço de tração;
- Grande variedade de implementos de tração animal;
- Inúmeros tipos de ferramentas manuais, produzidas especificamente para executar tarefas em pequena escala.

Existem diversas atividades praticadas nas pequenas propriedades, que utilizam a mecanização, seja com a utilização de equipamentos de transporte, de tração animal ou mecânica.

- Horticultura

A horticultura é uma atividade típica de pequenas propriedades, descentralizada, pode ser praticada em todas as regiões do país, necessita de áreas relativamente menores, permite a produção de maior volume de produtos por área cultivada, e envolve maior capital de giro. Nessa atividade, é possível obter bons índices de produtividade e a boa qualidade dos produtos. Atualmente, no Brasil, inúmeras propriedades praticam a horticultura e, como não podia deixar de ser, a mecanização está sempre presente.

- Fruticultura

O cultivo de plantas frutíferas é opção econômica viável para boa parte dos produtores rurais, principalmente, nas pequenas e médias propriedades. Além de ser uma excelente alternativa econômica, ela contribui para a melhoria de qualidade na alimentação das famílias do meio rural. Em uma área de 5 a 10 ha, é possível praticar fruticultura, com elevado padrão tecnológico, e alcançar boa lucratividade, além da geração de empregos. Além da produção de frutas, o produtor tem a opção de expandir suas atividades por meio da produção de mudas frutíferas, para comercializá-las para outros produtores que desejam implantar ou renovar pomares.

- Produção de grãos

De modo geral, todas as etapas de um sistema genérico de produção de grãos podem ser realizadas com uso de alguma forma de mecanização. Assim, a mecanização pode ser adotada nas seguintes etapas de implantação de uma lavoura:

1- Preparo do solo;
2- Controle de água, para realizar a irrigação ou drenagem;
3- Correção química do solo: orgânica ou mineral e aplicação de calcário;
4- Implantação da cultura na área: semeadura, plantio ou transplante;
5- Tratos culturais: desbaste, roçagem, poda, controle de ervas;
6- Tratamento fitossanitário: de sementes, de mudas e da cultura;
7- Retirada da produção da lavoura: colheita, carregamento e transporte;
8- Processamento e armazenamento: limpeza, classificação dos grãos, secagem dos grãos, ensilagem e beneficiamento.

- Pecuária de corte ou de leite

Atualmente, é possível constatar vários exemplos de sucesso de pequenos pecuaristas que utilizam sistemas extensivos com suplementação de volumoso no cocho, alcançando boas margens de lucros. Nesses casos, a mecanização se encontra presente em operações como formação e corte de capineira, transportes, e manejo de pastagens.

- Cafeicultura

A mecanização na cafeicultura pode ser usada em operações que vão desde a adubação e pulverização, até a poda e colheita. Mesmo naquelas propriedades em que os cafezais localizam-se em áreas montanhosas, a mecanização pode ser adotada por meio do uso de derriçadoras portáteis, que podem realizar o trabalho de três ou mais apanhadores de café. Por falta de mão de obra, cada vez mais cafeicultores estão buscando mecanizar as etapas de produção do café.

- Atividade de lazer

Até mesmo nos sítios, cujo objetivo principal é o lazer, a mecanização pode estar presente. A utilização de tesouras de poda, na manutenção de cercas vivas; as roçadoras manuais ou motorizadas, ou até mesmo os microtratores, específicos para corte de grama, são exemplos da utilização da mecanização em áreas de lazer.

A mecanização eficiente é aquela que faz uso correto dos recursos mais adequados para cada situação particular. E esses recursos podem ser ferramentas manuais, equipamentos de tração animal e equipamentos de tração mecânica.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Mecanização em Pequenas Propriedades ou todos os Cursos CPT da área Mecanização Agrícola.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!