WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Lastrar trator - você sabe o que significa e como se faz?

Lastrar um trator significa acrescentar peso ao mesmo para que ele se torne adequado para realizar determinada operação que demandará maior esforço de tração

Lastrar trator
 

Lastrar um trator significa acrescentar peso ao mesmo para que ele se torne adequado para realizar determinada operação que demandará maior esforço de tração. Basicamente, são dois os objetivos que se busca alcançar com a colocação de lastros em um trator:

- Aumentar a capacidade de tração da máquina (para uma mesma potência o trator conseguirá desenvolver maior força de tração); e
- Aumentar a estabilidade do conjunto trator-implemento (o conjunto ficará ainda mais seguro quanto aos riscos de tombamento).

Para se tornar mais fácil de compreender, imagine uma situação em que as rodas motoras do trator não patinam nunca e que o mesmo trator tenha de exercer uma força de tração além da sua capacidade. O resultado não é difícil de prever: ocorreria uma redução cada vez maior do peso do eixo dianteiro sobre o solo até que este se igualasse a zero, quando ocorreria o empinamento do trator.

A quantidade de peso do trator que deixaria de ser aplicada sobre o solo pelas rodas dianteiras seria transferida para as rodas traseiras, daí a expressão “transferência de peso”. É claro que em condições normais de operação o trator não empina. Mas um percentual da parcela do seu peso que é sustentada pelas rodas dianteiras é, de fato, transferido para o eixo traseiro, sendo aplicada sobre o solo pelas rodas traseiras.

Em relação à estabilidade, o que ocorre é que, com o aumento do peso da máquina ela se torna mais estável sobre o apoio (mais “aderida” ao terreno), diminuindo as chances de tombamento. Fisicamente falando, o que ocorre é o seguinte: todo o peso da máquina pode ser representado por uma única força, chamada de força “peso” atuante em um ponto resultante que é chamado de “centro de gravidade”. O centro de gravidade, apesar de ser um ponto abstrato  (imaginário) se encontra localizado a certa altura do solo. Quando aumenta o peso da máquina, por meio da lastragem, o centro de gravidade mudará de posição, ficando mais próximo ao solo. Isso faz com que a máquina se torne mais estável com relação às possibilidades de tombamento.

Resumindo, a lastragem que consiste em acrescentar pesos ao trator, tanto na parte frontal como na traseira, tem por objetivos aumentar a estabilidade do trator, facilitar a dirigibilidade, aumentar a aderência das rodas motrizes, otimizando assim a patinhagem, e, com isso, levar ao aumento da capacidade de tração do trator. Assim, fica evidente que a lastragem e a patinhagem têm uma relação muito estreita. A lastragem do trator pode ser feita, acrescentando pesos, nas rodas e na parte frontal do trator.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Treinamento de Tratorista – Operação do Trator e Regulagem de Implementos.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!