Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça o benefício dos tratores na agricultura

Atualmente os tratores conseguem desempenhar desde tarefas simples de jardinagem até as mais complexas na agricultura

Trator

Com a mecanização agrícola, várias tarefas da agricultura foram facilitadas e passaram a ser executadas com o uso de máquinas. São vários os serviços que foram mecanizados, o que permite, ainda, que algumas lavouras sejam semeadas, cultivadas e colhidas apenas com o uso de máquinas.

O professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, Afonso Peche, ressalta que as pequenas propriedades agrícolas brasileiras, são as grandes responsáveis pela produção de alimentos em nosso país, e como a população cresce em larga escala, é fundamental que o pequeno produtor adote medidas para aumentar a produção agrícola.

O trator

Um dos veículos mais utilizados na agricultura é o trator. Por definição, trator é uma máquina utilizada para mecanizar tarefas agrícolas, como o plantio direto. Atualmente também é utilizado para arar, cultivar e plantas campos, tendo os mais modernos a capacidade também de cuidar da rotina de gramados, da manutenção de paisagem e de espalhar fertilizantes em arbustos.

Há vários modelos disponíveis no mercado, cada um adequado para alguma tarefa específica. Modelos subcompactos são ideais para grandes jardins ou áreas de campo ou pastagem, trabalhando para a escavação, transporte ou lavra. Essa versão é a menor de um trator compacto, que possui potência e versatilidade para trabalhos de jardinagem.

Para fazendas e tarefas mais complexas, é necessário adquirir um trator utilitário. Conheça algumas vantagens dos tratores

Versatilidade

Essas máquinas estão sendo fabricadas para que se tornem versáteis, isto é, para que uma máquina possa desempenhar várias tarefas sozinha. Como mencionado acima, um trator compacto pode desempenhar vários papeis, seja na jardinagem ou na agricultura simples. Ainda é possível adicionar ferramentas a esses tratores que executarão uma variedade ainda maior de tarefas.

Potência e durabilidade

Tratores também são planejados para trabalhar em diferentes áreas e suportar diferentes cargas. Os motores são cada vez mais fortes e produzem uma força grande, o que faz com que o trator seja eficaz. Os mais modernos também contam com eixos de ferro fundido, o que garante mais força e durabilidade.

Facilidade de transmissão e operação

Dado que as transmissões manuais parecem difíceis de usar, os tratores modernos contam com a transmissão Powershift e a transmissão hidrostática, que torna o manuseio do trator muito mais fácil. Enquanto a powershift facilita a suavidade do movimento, com oito marchas na faixa baixa e oito em engrenagens de alta faixa, a hidrostática permite mudanças sem esforço na direção. Ainda há veículos que possuem transmissão com resposta automática, o que alivia o trabalho do operador.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Mecanização Agrícola:

Manutenção de Tratores Agrícolas
Treinamento de Tratorista – Operação do Trator e Regulagem de Implementos
Mecanização em Pequenas Propriedades

Fonte: Mecânica Industrial – mecanicaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!