WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Conheça 3 importantes implementos agrícolas

Implementos agrícolas são o conjunto de instrumentos, que não transportam energia e dependem de máquinas agrícolas para se deslocarem

Conheça 3 importantes implementos agrícolas

Implementos agrícolas são o conjunto de instrumentos, que não transportam energia e dependem de máquinas agrícolas para se deslocarem. Em síntese, “os implementos agrícolas, como arado, semeadora-adubadora e pulverizador, servem para ajudar o produtor rural a preparar o solo para o plantio, fazer a semeadura e adubação, além de aplicar fitossanitários”, afirma Walter Luiz de Castro Mewes, engenheiro agrícola e professor do Curso CPT Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos.

1. Arado


O arado prepara o solo para a implantação de determinada cultura. Além de melhorar a infiltração de água, devido ao revolvimento do solo, ele faz o enterrio de restos culturais e plantas daninhas. Sem falar em outras finalidades, como incorporar calcário e adubo no solo, bem como construir curvas de nível. Dependendo do seu formato, os arados podem ser classificados como arado de aivecas e arado de discos.

O arado de aivecas foi inventado antes do arado de discos, sendo, portanto, um dos implementos agrícolas mais antigos. Ele apresenta disco de corte em “V” para facilitar o tombamento da terra. Já o arado de discos é constituído de discos recortados ou lisos, que variam em número e diâmetro.

2. Semeadora


A semeadora tem a principal função de depositar a semente no solo (semeadura). Mas com os avanços tecnológicos, existem semeadoras que também fazem a adubação nos sulcos, além de introduzirem as sementes. Por isso, são chamadas de semeadoras-adubadoras. Com isso, o produtor alcança maior rendimento e precisão no plantio. Além disso, existem semeadoras mais modernas, que apresentam sensores.

As semeadoras com sensores fazem parte dos implementos utilizados na agricultura de precisão. Esses sensores monitoram a distribuição dos adubos e das sementes nos sulcos sem sobreposição das sementes. Com isso, o produtor não desperdiça insumos e aumenta a produtividade. Além disso, essas semeadoras de precisão requerem menos mão de obra e são de fácil regulagem.

3. Pulverizador


O pulverizador tem a finalidade de aplicar defensivos nas plantações. Esses fitossanitários são de suma importância para evitar que pragas, doenças e plantas daninhas acometam as culturas. Assim como os demais insumos agrícolas, o pulverizador é acoplado ao trator. Vale ressaltar que existem pulverizadores costais, manejados manualmente, e os pulverizadores autopropelidos. A diferença é que os pulverizadores automotrizes e os deslocados por máquinas agrícolas são mais eficientes.

Os mais comuns são o pulverizador de barra (com tanque de volume variável e barras com bicos), que podem ser incrementados com modernas ferramentas para pulverizações com taxas variáveis. Já o pulverizador atomizador normalmente é utilizado por fruticultores para aplicações de fitossanitários em pomares. Quando em funcionamento, ele gera uma corrente de ar, que pulveriza os defensivos na copa das frutíferas.

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:

Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos

Manutenção de Tratores Agrícolas

Mecanização em Pequenas Propriedades

Fonte: Instituto Agro - institutoagro.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!