Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como aumentar sua produção agrícola? Com a MECANIZAÇÃO!

A mecanização agrícola pode ser praticada não apenas com o uso de máquinas, mas também com ferramentas específicas para serem empregadas em determinadas atividades

Como aumentar sua produção agrícola? Com a MECANIZAÇÃO!   Artigos Cursos CPT

 

Um dos principais fatores de produção que contribui significativamente para o aumento de produtividade é a mecanização dos processos. “A mecanização é uma tendência nas diversas atividades realizadas em uma propriedade rural, abrangendo desde as atividades mais simples até as mais complicadas e demoradas”, afirma Dr. Afonso Peche Filho, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, em Livro+DVD e Curso Online.

A mecanização agrícola pode ser praticada não apenas com o uso de máquinas, mas também com ferramentas específicas para serem empregadas em determinadas atividades. Assim, às vezes, uma atividade de difícil realização manual, quando realizada com a ferramenta adequada, torna-se facilmente realizável. Por outro lado, se realizamos uma atividade classificada como bem simples, usando uma ferramenta inadequada, o tempo e a dificuldade de realização da mesma serão maiores, sem contar que a qualidade do resultado final não será satisfatória. Portanto, são diversas as tarefas que podem ser executadas com grande facilidade e eficiência, através da mecanização. Com isso, os custos de produção tendem a ser menores e a propriedade agrícola torna-se mais competitiva.

Mesmo com a gama de informações que é disponibilizada pelos diversos meios de comunicação, ainda existem aquelas pessoas que continuam preferindo acreditar que a obtenção de bons lucros no agronegócio são mais facilmente alcançados apenas nas grandes fazendas, que produzem em larga escala.

Mesmo que isso fosse verdade, não se pode esquecer de que, em grande parte, a produção dessas propriedades é destinada a unidades armazenadoras, localizadas em pontos estratégicos do nosso país. A partir dessas unidades, uma boa parte da produção segue diretamente para a indústria, para ser beneficiada ou transformada. Os produtos obtidos nessa etapa são comercializados de diversas formas. Já uma outra parte poderá seguir por um caminho diferente, indo parar nos porões dos navios, sendo, portanto, destinada à exportação. Fica a cargo das pequenas propriedades a responsabilidade pelo abastecimento local de produtos, principalmente, aqueles in natura. Por isso, a produção, em nível de pequena propriedade, ao contrário do que se podia pensar, vem ganhando espaço a cada dia, e sairão na frente aqueles produtores que conseguirem oferecer mais produtos, de melhor qualidade e com menor custo de produção.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Você sabe o que é e para que serve a MATRACA, na agricultura?
- Adubador manual de cobertura: construa o seu!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!