WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agricultura competitiva é agricultura mecanizada!

A mecanização agrícola, quando realizada de forma eficiente, contribui para que a produção seja dinâmica e econômica, resultando em melhor nível tecnológico e maior competitividade

Agricultura competitiva é agricultura mecanizada!   Artigos Cursos CPT

 

Independente do tamanho da propriedade, um fato importante que merece ser destacado é o de que os agricultores se preocupam cada vez mais em serem competitivos. Em função disso, eles buscam cada vez mais fazer uso de técnicas e de fatores de produção modernos e adequados. Um desses fatores, de grande importância, é, sem dúvida, a mecanização agrícola.

“A mecanização agrícola é uma prática que, quando realizada de forma eficiente e aliada a outros fatores, contribui muito para que os processos de produção sejam dinâmicos e econômicos, resultando em melhor nível tecnológico e maior competitividade”, afirma Dr. Afonso Peche Filho, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades.

Mesmo em pequenas propriedades rurais, a mecanização agrícola deve ser vista como uma atividade de avanço. Nesse sentido, ela tem como principal função facilitar o trabalho dos pequenos produtores no sentido de viabilizar a competitividade da produção de sua propriedade. Por isso, a mecanização nunca pode ser confundida com modernização.

Embora mecanização e modernidade sejam dois termos que andam juntos, um agricultor que pratica mecanização manual ou a de tração animal pode ser tão moderno quanto outro agricultor que utilize mecanização tratorizada, com alto nível tecnologia embutida nos projetos de tratores e máquinas. O mais importante na pequena propriedade é a viabilização econômica do uso da mecanização. Portanto, o agricultor moderno é aquele que usa a mecanização (seja manual, tracionada por animais ou tratorizada) e no final da safra tem lucratividade.

O primeiro ponto, para se saber que uma propriedade é de fato competitiva, é a modernização dos processos produtivos. Mas, deve-se abandonar a ideia de que ser moderno significa ter máquinas novas.

A modernização está muito mais ligada às maneiras como cada etapa é realizada do que propriamente ao tipo e modelo de uma máquina. Além disso, o fato de existir um trator na propriedade não significa que ela seja moderna e, muito menos, competitiva. Isso porque, se esse trator for usado de formas inadequadas, o resultado nunca será o esperado, ou seja, o proprietário não terá lucros devido à aquisição do trator.

Mas, por outro lado, quando, em uma pequena propriedade faz-se uso de máquinas operadas de modo manual ou tracionada por animal e se todas as tarefas são realizadas de forma planejadas e adequadas, os resultados finais das operações irão gerar lucros e, portanto, nesse caso, a mecanização é considerada moderna e competitiva. Portanto, é de fundamental importância saber administrar as atividades, tendo-se sempre em mente que a mecanização é apenas um meio de produção, cujo sucesso depende da sua utilização correta.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer plantar cenouras em grande quantidade e em pouco tempo?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!