
“Após a colheita mecanizada, a área se torna coberta por uma camada de palha resultante dos restos culturais da cana, como pedaços de colmo, ponteiro, bainha e folhas. Nessa palhada, pode ser realizado o manejo conhecido como plantio direto, que melhora as condições do solo biológica, física e quimicamente”, afirma Afonso Peche Filho, Doutor em Ciências Ambientais e professor do Curso CPT Plantio Direto.
Além de apresentar excelentes resultados no cultivo de cana, o plantio direto é recomendado para outras culturas, como milho, milheto, aveia, trigo, entre outras. Entretanto, no caso da cana-de açúcar, forma-se uma cobertura vegetal (ou palhada), com variações de 8 a 20 mg/ha, conforme a variedade escolhida.
As vantagens da palhada no cultivo da cana começam com o investimento na colheita mecanizada, que evita as queimadas tão prejudiciais ao meio ambiente. Ao invés disso, permanece no solo a palha da cana, que pode ser distribuída de três formas: palhada por aleiramento, palhada por linha descoberta e palhada em área total.
Vantagens da palhada por aleiramento
Na palhada por aleiramento, a palha da cana é distribuída nas entrelinhas de plantio. A técnica traz uma série de vantagens, como melhor nutrição do solo, retenção de umidade no solo, aumento da fixação de carbono no solo e prevenção da erosão. Além disso, a soqueira passa a brotar com mais uniformidade e rapidez. Sem falar que a prática reduz significativamente o ataque de pragas comuns à cana-de-açúcar.
Vantagens da palhada por linha descoberta
Quanto à palhada por linha descoberta, ela é utilizada principalmente em regiões onde as temperaturas são mais baixas. Trata-se do afastamento da palha da linha da cana, com o objetivo de removê-la de cima das linhas de cana recém-colhida e direcioná-la para as entrelinhas de plantio. Com isso, a linha da soqueira permanece descoberta, o que torna a brotação da cana mais rápida.
Vantagens e desvantagens da palhada em área total
Já a palhada em área total forma uma camada de proteção vegetal em toda a área, o que garante ao produtor de cana um controle mais eficiente de plantas daninhas (invasoras). Por outro lado, perde-se nitrogênio na forma de NH3 (amônia) por volatilização. Sem falar que essa técnica reduz a brotação inicial da cana e compromete o desenvolvimento das soqueiras. Fora que a palha pode se tornar foco para pragas agrícolas.
Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:
Mecanização em Pequenas Propriedades
Manutenção de Tratores Agrícolas
Fonte: CHBAgro
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.