WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Use a mecanização agrícola a favor da sua lavoura

O sucesso das operações agrícolas mecanizadas iniciam-se com uma boa adaptação e regulagem das máquinas, de acordo com cada condição de trabalho

mecanização agrícola

O sucesso das operações agrícolas mecanizadas iniciam-se com uma boa adaptação e regulagem das máquinas

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de máquinas usadas na agropecuária em 2012 cresceu 6,2% no ano, em relação à 2011. Isto, graças aos bons resultados do agronegócio em 2012, que refletiram no setor de máquinas agrícolas.

As operações de preparo do solo são caracterizadas por exigir grande esforço. Sendo assim, para estas operações, deve-se utilizar, se possível, equipamentos com tração, de diferentes velocidades de deslocamento, auxílio de implementos, enfim, mecanizar de forma a facilitar os trabalhos na lavoura.

Portanto, faz-se necessário esclarecer que o sucesso das operações agrícolas mecanizadas iniciam-se com uma boa adaptação e regulagem das máquinas, de acordo com cada condição de trabalho. Desta forma, pode-se afirmar que um dos principais fatores de produção que contribui sensivelmente para o aumento de produtividade é a mecanização dos processos.

O Brasil é um país que apresenta condições de clima, água e solo que o leva a possuir uma vasta área agricultável. Atualmente, aproximadamente, 70% das propriedades rurais possuem área inferior a 50 ha, sendo, portanto, classificadas como “pequenas propriedades”.

“As pequenas propriedades são as principais fornecedoras de produtos “in natura” para o abastecimento direto do mercado interno do país. Por essa razão, as pequenas propriedades são, cada vez mais, importantes no contexto da produção agropecuária”, afirma o professor Afonso Peche Filho, do curso Mecanização em Pequenas Propriedades, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

mecanização agrícola

Arado de discos são implemento de estrutura reforçada, com formato tubular. Pode-se obter diferentes regulagens da largura de corte e na inclinação dos discos

Nestas pequenas propriedades, a maioria das operações agrícolas, em pequena escala, podem ser feitas utilizando-se microtratores. Para isso, existem diversos equipamentos a eles adequado. Vejamos:

- Arado de discos: implemento de estrutura reforçada, com formato tubular. Pode-se obter diferentes regulagens da largura de corte e na inclinação dos discos. São acoplados aos tratores por meio do sistema hidráulico de três pontos. Possui limpadores de disco opcional. O peso aproximado é em torno de 260 kg e possuem largura de corte em torno de 60 cm. Existem modelos fixos e reversíveis.

- Carreta: possui estrutura reforçada em aço, carroceria de madeira com assoalho inteiriço; rótula do tipo engate, com articulação em todos os sentidos; pé escamoteável; e pode ser adquirida com ou sem freio mecânico de sapatas expansíveis. O comprimento é em torno de 2 metros, com duas ou 4 rodas, basculante ou não e possui capacidade para 2 toneladas.

- Cultivador: possui estrutura tubular; braços flexíveis de aço, equipados com enxadinhas de 6, 8 ou 10 polegadas. Podem possuir também riscadores de 2½ polegadas. O acoplamento ao trator é por meio do sistema de três pontos. Pode ser adquirido com ou sem rodas reguladoras de profundidade. O número de linhas varia de 5 a 11, de acordo com o modelo.

- Enxada rotativa: apresenta estrutura reforçada; permite trabalhar centralizada ou deslocada em relação ao trator; o rotor trabalha com 2 ou 3 velocidades; sistema de segurança do tipo embreagem automática; tampa traseira regulável; enxadinhas tipo L, curva ou tipo estreita; acoplada ao trator pelo sistema de três pontos e é acionada pela tomada de potência; pode ser adquirida com ou sem rodas reguladoras de profundidade. A largura de trabalho normalmente situa-se em torno de 80 cm.

- Grade de discos: montadas, do tipo em V ou em X; discos de 18 ”, com recortes na dianteira e lisos na traseira, apresentam duas linhas: linhas hidráulicas, acopladas aos 3 pontos do sistema hidráulico, e apresentam suporte para colocação de pesos adicionais. E as linhas de arraste,  acopladas à barra de tração do microtrator, com cabeçalho ajustável, permite que o sistema de travamento seja acionado pelo tratorista e tem engate nos três pontos para transporte. A largura de trabalho varia de 1 a 2 metros.

- Perfurador de solo: possui estrutura tubular e caixa de redução bastante reforçadas; engate nos três pontos do sistema hidráulico; brocas com diâmetro de 0,25, 0,30 e 0,40 m, com possibilidade de substituição da ponteira e navalha; o carregador pode ser facilmente convertido em guincho.

mecanização agrícola

A enxada rotativapermite trabalhar centralizada ou deslocada em relação ao trator; o rotor trabalha com 2 ou 3 velocidades

- Plaina traseira: possui uma largura de 1,5 m; engate nos três pontos; ângulo ajustável no sentido horizontal (3600), e 300 no sentido vertical; as lâminas de corte são feitas em aço especial e podem ser substituídas; apresenta reguladores da profundidade de trabalho.

- Semeadora: formada por unidades independentes montadas em barra porta-ferramenta de engate nos três pontos; sistema de plantio e adubação com sulcadores, ou de duplos discos; de fácil regulagem; os distribuidores de sementes e adubo são acionados pelo eixo de transmissão que é comandado pela roda compactadora; Depósito para sementes feitos em plástico, com capacidade de 52 litros, o que corresponde aproximadamente a 50kg de sementes. Indicadas para o plantio das culturas: milho, soja, feijão, girassol, sorgo e outras; podem possuir 2 ou 3 linhas, de acordo com o modelo.

- Roçadora: estrutura reforçada, com engate nos três pontos. Pode trabalhar centralizada ou deslocada; tem caixa de transmissão superdimensionada com engrenagens de dentes helicoidais e sem correias. As navalhas são feitas em aço carbono com tratamento térmico; a roda reguladora de profundidade e os deslizadores com protetores substituíveis; o sistema de segurança é de embreagem à fricção; acionada pela TDP.

- Sulcador: podem ser de uma ou duas unidades. Indicados para terrenos leves ou para terrenos preparados; formado por duas asas de abertura regulável e montado em barra porta-ferramentas que permite fácil ajuste de posições; é acoplado aos sistema hidráulico pelos três pontos.

mecanização agrícola

Na plaina traseira, as lâminas de corte são feitas em aço especial e podem ser substituídas; apresenta reguladores da profundidade de trabalho


Confira mais informações, acessando os cursos da área Mecanização Agrícola.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?