WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pulverizadores - aprenda quando usá-los e como

O tamanho da área cultivada e o tipo de cultura são dois fortes fatores que determinam o melhor sistema de pulverização a ser adotado, assim como o melhor tipo de equipamento a ser usado

Pulverizadores - aprenda quando usá-los e como   Artigos Cursos CPT

Em cultivos que ocupam áreas superiores a dez ha, a prática de pulverizações feitas manualmente podem ser inviáveis. Nesses casos, os tratores convencionais de menor potência podem ser utilizados para realizá-las. Outro fator que determina qual é o sistema de pulverização que deverá ser utilizado é o tipo de cultura. Por exemplo, quando se tratar de frutíferas, a arquitetura das plantas dificilmente permite o uso de um pulverizador de tração animal. Assim, o uso de pulverizadores tratorizados, tracionados por tratores convencionais de menor potência, pode ser uma boa opção.

Segundo Dr. Afonso Peche Filho, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, “Em caso como esse, o pulverizador de arrasto é o mais recomendado, uma vez que possui maior capacidade, reduzindo o número de reabastecimentos do tanque durante as pulverizações”. Enquanto a pulverização vai sendo realizada, o conjunto trator/pulverizador deverá permanecer parado em locais estratégicos. A bomba do pulverizador, que é acionada pela TDP do trator, succiona a calda do depósito e a direciona, com pressão, para as mangueiras. Nas extremidades das mangueiras especiais, existem as lanças dotadas de bicos de pulverização.

A pulverização é feita por funcionários, que deslocam entre as fileiras das plantas, arrastando as mangueiras e realizando a pulverização. Os funcionários que irão fazer a pulverização deverão estar devidamente equipados com roupas impermeáveis, botas, luvas e máscara de proteção.

I- Calibração de pulverizadores de barra tratorizados


A calibração desses pulverizadores é feita em duas etapas, ou seja, com o trator em movimento e com o trator estacionado.

a) Trator em movimento
- Marque um percurso de 30 a 50 metros para o trator percorrer;
- Selecione a velocidade de trabalho (entre 4 e 6 km/h) que será usada durante a pulverização;
- Regule a rotação da TDP para 540 rpm, caso o seu pulverizador seja acionado a essa rotação, e para 1.000 caso o seu pulverizador exija essa rotação de trabalho;
- Com o trator afastado, aproximadamente cinco metros da referência inicial, coloque o conjunto em funcionamento. Quando o centro da roda traseira do trator passar pela marca inicial, acione o cronômetro, o qual deverá ser travado quando o centro da mesma roda motriz do trator passar pela referência no final da pista. Dessa forma, tem-se determinado o tempo gasto (em segundos) para percorrer a distância previamente delimitada.

b) Trator estacionado
- Com a mesma rotação da TDP, regule a pressão dos bicos (bico tipo cônico: acima de 75 lb/pol2 e bico tipo leque: de 30 a 60 lb/pol2);
- Colete o volume aplicado por bico durante o tempo que o trator gastou para fazer o percurso;
- Calcule o volume aplicado em L/ha.

II- Correções necessárias


- Volume aplicado abaixo do desejado: aumente a pressão nos bicos, diminua a velocidade ou troque os bicos por outros de maior vazão;
- Volume acima do desejado: aumente a velocidade de deslocamento, ou troque os bicos por outros de menor vazão.

Em alguns casos, o pulverizador tratorizado é utilizado de forma estacionária, ficando parado ao lado da área que será pulverizada. Nesses casos, as pulverizações são feitas através de mangueiras especiais. Normalmente, existem duas mangueiras de pulverização e os indivíduos entram nas entrelinhas da cultura, pulverizando, de um lado, duas fileiras de plantas, enquanto as mangueiras vão sendo arrastadas.

Antes de calibrar o pulverizador é muito importante fazer as devidas verificações para analisar seu estado de funcionamento. Por exemplo, é muito importante verificar se as correias estão bem esticadas, se os filtros estão bem limpos, se a bomba está funcionando sem entrada de ar, se os dosadores estão desobstruídos, entre outras coisas.

O procedimento de calibração dos pulverizadores, em situações como esta, é o seguinte:


1. Selecionar 50 plantas para serem pulverizadas;
2. Colocar apenas água no depósito do pulverizador em quantidade suficiente para pulverizar as 50 plantas;
3. Iniciar a pulverização das 50 plantas e, ao mesmo tempo, iniciar a marcação do tempo gasto, por meio de um cronômetro. Nesse momento, o trator deverá trabalhar com o motor em uma rotação tal que forneça a rotação de serviço requerida pelo pulverizador (540 rpm ou 1.000 rpm);
4. Logo que acabar de pulverizar as 50 plantas, travar o cronômetro;
5. Com o trator na mesma rotação, coletar o volume de água aplicado por apenas uma das duas lanças, durante o mesmo tempo gasto para pulverizar as 50 plantas.
6. Calcular o volume de pulverização para determinar a quantidade de produto químico que deverá ser colocado dentro do depósito por vez que ele for reabastecido.

Conheça os Cursos CPT, da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?