
Apesar de serem pequenas, muitas propriedades agrícolas espalhadas por todo o país são, em contrapartida, grandes responsáveis pela produção de alimentos aqui no Brasil. Nesse contexto, como a população cresce em larga escala, é fundamental que o pequeno produtor adote medidas para aumentar a sua produção agrícola e para conseguir atender às demandas do mercado consumidor, como é o caso da utilização de tratores para a mecanização agrícola.
Devido ao fato de que os tratores são uma máquina, é necessário saber operá-los de forma correta, evitando acidentes e garantindo a segurança de quem trabalha com esse tipo de veículo. Para isso, há algumas regras básicas de operação que devem ser seguidas precisamente.
Luciano Baião, professor do Curso CPT Manutenção de Tratores Agrícolas, destaca que além disso, com uma boa manutenção e utilização racional da máquina, consegue-se reduzir o custo operacional, diminuir o índice de falhas mecânicas, aumentar a vida-útil da máquina e promover a segurança dos operadores.
A seguir, apresentamos algumas dicas que ajudarão a utilizar o trator de modo seguro:
Conheça seu trator
Em primeiro lugar, essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas costuma ser negligenciada pelos produtores. Conhecer o seu trator é fundamental para que seja possível operá-la seguramente. Um trator não é como um simples carro e demandará conhecimentos específicos para sua utilização.
Manual de instruções
Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, é necessário dizer o óbvio. O manual de instruções é um dos itens indispensáveis em qualquer máquina e deve ser estudado antes de tentar utilizá-la. É nele que você encontrará todas as possibilidades que seu veículo oferece, bem como problemas e situações que podem ocorrer durante o uso e informações complementares – que são úteis.
Cinto de segurança
Se o trator é um veículo e se o que se deseja é ter mais segurança durante o tempo em que você estiver nele, logo, você deve utilizar o cinto de segurança. Algumas máquinas estão equipadas com arco de segurança ou proteção contra capotamento, o que torna vital e obrigatória a utilização do cinto. Em alguns casos, a utilização do cinto não é recomendada, mas fique atento às informações do fabricante e de especialistas sobre usar ou não esse acessório.
Recomendações
Alguns pontos também merecem atenção: a subida no veículo deve ser feita de acordo com o recomendado – por exemplo, subir pelo lado oposto, segurar em um suporte não destinado a esse fim; a limpeza é crucial e deve estar sempre “em dia”, principalmente nas escadas para acesso à operação do trator; o transporte de pessoas só deve ser feito se elas estiverem em carretas ou em plataformas específicas para o transporte.
Limites
Cada máquina foi projetada para aguentar uma quantidade específica de carga e/ou para determinado tipo de serviço. Evite sobrecarregá-la, pois, ainda que tratores sejam veículos grandes e deem a impressão de um veículo superpotente, seu tamanho e sua potência são adequados para trabalhos específicos.
Manutenção
A realização de uma manutenção preventiva em tratores agrícolas consiste na realização de uma série de cuidados que podem ser diários, semanais, mensais ou anuais, por exemplo, que devem ser executados com base no cronograma proposto pelo fabricante da máquina e das condições das atividades em cada propriedade. Partes como o filtro de ar, o sistema de combustível, o radiador e os pneus requerem um pouco mais de atenção dos agricultores.
Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:
Manutenção de Tratores Agrícolas
Mecanização em Pequenas Propriedades
Treinamento de Tratorista – Operação do Trator e Regulagem de Implementos
Fonte: Vani Par – vanipar.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.