
Existem tecnologias utilizadas na agricultura, que trazem uma série de vantagens ao produtor rural. Como elas maximizam os resultados dos cultivos, é possível reduzir os custos de produção ao mesmo tempo em que a produtividade da lavoura aumenta. Os benefícios também se estendem ao meio ambiente, como redução dos impactos ambientais. Na verdade, os avanços tecnológicos no setor agrícola permitem ao agricultor coletar dados em tempo real para tomadas de decisão mais precisas e acertadas.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas refere-se à conexão de aparelhos, com o objetivo de coletar informações relevantes e essenciais ao sucesso da produção. Por meio da IoT, o produtor tem acesso a previsões meteorológicas, condições do solo, máquinas em atividade no campo, localização geográfica dos cultivos, entre outras. Dessa forma, é possível tomar decisões no momento certo para melhores resultados.
Robótica
A robótica tem revolucionado a agricultura, com máquinas autônomas, cujo controle é realizado por telemetria, para medição remota e comunicação via satélite. Em outras palavras, essa tecnologia permite a conexão de duas máquinas por sinal GNSS (Global Navigation Satellite System) ou Sistema Global de Navegação por Satélite. Para isso, basta um único operador (a distância) para fazer com que uma máquina acompanhe a outra.
Satélites
Existem imagens de satélite com a capacidade de captação de uma pequena faixa do espectro, o que as tornam semelhantes às imagens captadas pelo olho humano. Por outro lado, para uma análise mais precisa das informações, há imagens espectrais via satélite, capazes de captar faixas do espectro invisíveis ao olho humano, como as imagens em infravermelho. Inclusive, elas auxiliam no controle de pragas, o que reduz os custos com defensivos agrícolas, bem como os impactos destes no meio ambiente.
GPS
O uso de GPS otimiza as práticas agrícolas e maximiza os resultados da produção. Trata-se de uma tecnologia via satélite, amplamente utilizada na agricultura de precisão. Na prática, o operador do trator é guiado pelo equipamento e realiza todas as operações em campo, com mais segurança, precisão e conforto.
Drones
Os drones apresentam múltiplas funcionalidades, inclusive, são capazes de realizar o mapeamento da topografia do solo por laser e ultrassom. Equipados com Sistema NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) ou Índice de Vegetação com Diferença Normalizada, esses equipamentos avançados fazem a contagem de plantas e identificam falhas nas linhas de plantio.
Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:
Mecanização em Pequenas Propriedades
Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.