
A procura por uma vida saudável com prática de esporte ou atividade física, seja por atletas profissionais ou amadores, aumentou muito. Mas, com ela algumas consequências associadas, como lesões, dores musculares, nos ligamentos e articulações se tornaram constantes. Essas consequências podem ser evitadas com o uso da massagem desportiva, que se tornou uma prática indispensável para todo atleta.
A massagem desportiva consiste em um conjunto de técnicas de manipulação das estruturas músculo-esqueléticas, com ação localizada em partes do corpo essenciais à atividade desportiva de modo a potencializar as habilidades dos músculos e aliviar todas as tensões resultantes de algum exercício físico.
Ela deve estar adequada a cada atleta, pois, para cada modalidade, exige-se um trabalho de músculos específicos, que precisam ser estimulados de acordo com o uso. Também deve estar associada a uma correta alimentação e suplementação.
O fisioterapeuta Marcelo Quarantana, professor dos Cursos a Distância CPT Massagem Desportiva Pré-competição e Massagem Desportiva Pós-competição, ressalta a importância da massagem desportiva para os atletas, pelo fato de a massagem promover alívio nessas dores e estimular a circulação sanguínea nos músculos.
Essa massagem é indicada para todo o tipo de atleta, seja ele amador ou profissional. Ainda, pode ser realizada antes ou após os exercícios físicos. Engana-se quem pensa que ela deve ser recebida apenas em caso de dores, ela também pode ser usada como ferramenta para prevenir lesões, diminuindo a tensão dos músculos antes e após qualquer competição.
E quais são os benefícios dessa massagem?
- Ela prepara os músculos para os exercícios;
- Aumenta a circulação sanguínea;
- Promove a eliminação de toxinas dos músculos;
- Previne lesões da musculatura e dos tendões;
- Tonifica o tecido muscular;
- Estimula a produção de adrenalina;
- Alivia as dores sentidas no pós-treino;
E qual a diferença entre massagem relaxante e massagem desportiva?
A massagem relaxante, como o próprio nome sugere, tem a função de relaxar a musculatura tensa. Os movimentos são mais calmos, objetivando a liberação de hormônios como a ocitocina e endorfinas que sejam responsáveis por acalmar e relaxar o corpo.
Já na massagem desportiva, os movimentos são mais fortes e realizados mais rapidamente para promover a circulação sanguínea, o que deixa o paciente mais “aceso” antes dos treinos e elimina o ácido lático após os treinos, que é o responsável pela dor que as pessoas costumam sentir no dia seguinte ao exercício praticado.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Massoterapia:
Massagem desportiva Pré-competição
Massagem desportiva Pós-competição
Massagem Shiatsu
Fontes: Dicas de Massagem – dicasdemassagem.com
Jornal I – ionline.sapo.pt
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Giovani Lopes
29 de mai. de 2023Gostaria de mais informações sobre os cursos de massagem desportiva.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mai. de 2023Olá, Giovani Lopes! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Claudia Luisa de Oliveira Pessoa
25 de out. de 2019Gostaria de maiores informações sobre os cursos

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de out. de 2019Olá, Claudia
Como vai?
O CPT disponibiliza cursos que auxiliarão você!
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes