WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Com projetos na confecção de móveis é possível sistematizar e otimizar o trabalho

Para fabricação de móveis o marceneiro deve possuir conhecimento técnico sobre a marcenaria, matérias-primas e interpretação de projetos

É importante ter em mente que um projeto tem por objetivo transmitir para o marceneiro a forma e as dimensões do produto e de todas as peças que o compõe.

Não há duvida de que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis, matérias-primas utilizadas e as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho. Entretanto, além disso, o marceneiro precisa saber como ler, analisar e interpretar um projeto.

O conhecimento sobre a arte de projetar móveis é tão importante para o marceneiro, que boa parte das definições encontradas sobre essa profissão, na literatura, menciona o profissional também como sendo capaz de projetar e confeccionar todo e qualquer tipo de móvel, treinado para trabalhar com desenhos, croquis e especificações técnicas em função  das fases estabelecidas na fabricação. Tudo isso, além, é claro, dos entendimentos indispensáveis sobre as matérias-primas, já que é o responsáveis pela escolha, em relação aos tipos, procedência e utilização.

Além dos conhecimentos sobre a fabricação de móveis, o marceneiro precisa saber analisar um projeto.

É importante ter em mente que um projeto tem por objetivo transmitir para o marceneiro a forma e as dimensões do produto e de todas as peças que o compõe, para que ele possa fabricá-lo com precisão. Traz informações sobre a matéria-prima utilizada, como o tipo de madeira ou derivado, acessórios, acabamentos, entre outros detalhes importantes.

Com o objetivo de ensinar  as técnicas de interpretação de projetos e a confecção dos móveis projetados, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso "Projeto e Fabricação de Móveis", dirigido por Marco Orlando de Oliveira, com a participação especial do arquiteto e designer de móveis Marcel Chiste Bailoni e do marceneiro Osvaldo Gomes.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Além de determinar forma e medidas, o projeto também permite que o marceneiro sistematize seu trabalho, planejando as etapas e proporcionando condições para que o processo de fabricação  seja feito de forma racional. Da mesma maneira, permite a utilização da matéria-prima de forma mais otimizada, evitando desperdícios.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Daniel Meireles

3 de set. de 2012

Gostaria de receber informaçoes,sobre a fabricação de moveis de mdf,e compensado,na verdade de madeira em geral,pois estou querendo montar uma pequena marcenaria. No aguardo. Daniel.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de set. de 2012

Olá Daniel,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Um de nossos artigos pode lhe ajudar em sua dúvida. Basta clicar no nome e será redirecionado.

MDF é matéria-prima ideal para projetos de móveis

Desejamos sucesso em seu investimento.

Qualquer problema, basta nos procurar.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

VALDEMAR SILVA RIBEIRO FILHO

27 de ago. de 2012

Gostaria de mais informações sobre os cursos. Atenciosamente, Valdemar

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2012

Olá, Valdemar!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os Cursos de Marcenaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!