WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como produzir móveis originais, com qualidade e segurança

O marceneiro confecciona e repara móveis e peças de madeira, guiando-se por projetos compostos por desenhos e especificações

Como produzir móveis de qualidade    Artigos CPT


A melhor definição que se pode dar à marcenaria é “arte de confeccionar móveis em madeira e seus derivados”.
Essa é uma área de atuação bastante ampla, com mercado crescente e bem definido. Quando feita artesanalmente, é uma atividade que exige paciência e muita habilidade do profissional. Basicamente, o marceneiro confecciona e repara móveis e peças de madeira, guiando-se por projetos compostos por desenhos e especificações.

"O avanço da tecnologia, entretanto, colocou máquinas modernas à disposição do setor, permitindo que inúmeros objetos sejam produzidos em escala, com redução de custos, sem perda de qualidade", explica Prof. Wilhelmus Deutsch, do Curso CPT de Marcenaria - Nível Básico.

Móveis de madeira


A madeira é matéria-prima fundamental ao trabalho do marceneiro. É classificada com relação a alguns aspectos específicos, como coloração, textura e desenhos. Além disso, varia na qualidade e na durabilidade, e pode oferecer maior ou menor facilidade de processamento, devido à maior ou menor densidade, que determina a maior ou menor resistência ao corte. Todas essas características dependem da espécie da árvore que as produziu.

Outra questão importante é a forma como a madeira é apresentada para o uso. Existem várias alternativas, podendo ser citadas, entre as principais, as maciças, compensados, aglomerados, MDF, OSB e lâminas de madeira. A escolha de um desses tipos depende também do produto pretendido pelo marceneiro.

MDF - Medium Density Fiberboard


MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que pode ser traduzido do inglês como chapa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel que é constituído apenas por fibras de média densidade de madeira. Essas são obtidas em processos industriais a partir da madeira de pinus e eucaliptos. O uso de apenas partículas finas permite que o MDF seja bastante homogêneo em sua superfície, o que, por sua vez, possibilita trabalhar o produto na usinagem com facilidade, permitindo a realização de cortes e entalhes que apresentam boa resistência física e mecânica. Por tudo isso, o MDF é considerado um tipo de matéria-prima ideal para projetos de móveis que apresentem detalhes de usinagem, como bordas, molduras, entalhes, torneados e pintura.

Tupia


As tupias são equipamentos utilizados para moldurar, perfilar, furar ou fazer ranhuras, rebaixos, frisos, encaixes em peças retas e curvas de vários tipos. Portátil, é composta por um motor elétrico acoplado a um mandril onde é fixada uma fresa, que gira em alta velocidade. Para isso, usam-se fresas de aço com diferentes formatos, cada qual com funções de corte diferente.

Segurança no trabalho


Os equipamentos de segurança foram criados para minimizar ou eliminar riscos de acidente no trabalho dos marceneiros. Cada máquina e utensílio requerem uma série de cuidados e obediência às regras de segurança estabelecidas.

Como fazer um banco


O marceneiro precisa ter informações a respeito da peça que se pretende produzir. Pode ser uma fotografia, um exemplar da peça ou um projeto contendo os desenhos técnicos. O conhecimento do desenho é indispensável. É uma linguagem técnica universal pela qual o projetista registra a sua ideia e dá condições para sua realização. Interpretado o projeto e organizando todo o material necessário, é feita uma estratégia de corte  com o objetivo da marcação das peças a serem cortadas, de forma a aproveitar ao máximo a matéria-prima, reduzindo perdas. Depois de marcadas, as peças são cortadas e levadas para a desempenadeira, passando pelo processo de preparar as superfícies do banco para a montagem e o acabamento final.

O mercado para móveis tem crescido muito. Isso se deve a dois fatores fundamentais: crescimento acelerado dos centros urbanos, com construção de novos imóveis e consequente necessidade de mobiliário, e aumento expressivo das necessidades de conforto da população. O profissional que souber aproveitar esse momento terá  sucesso nos negócios.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no Vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por: Patrícia Tristão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?