WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Compensado, aglomerado, MDF. Qual a diferença entre eles? Com qual trabalhar?

Com o avanço das tecnologias de processamento da madeira para a fabricação de móveis, a madeira maciça tem sido substituída por alternativas como compensados, aglomerados e MDF

Compensado, aglomerado, MDF. Qual a diferença entre eles? Com qual trabalhar?


Com o avanço das tecnologias de processamento da madeira e também dos materiais usados na fabricação de móveis, a madeira maciça tem sido substituída por algumas alternativas de madeira processada como painéis e lâminas de madeira.


Segundo Wilhelmus Deutsch, professor do Curso CPT de Marcenaria - Nível Básico, "As chamadas madeiras de Lei são mais usadas como lâminas aplicadas sobre painéis também de madeira como os aglomerados, compensados e MDF, de maneira a revestir essas placas com os mesmos desenhos e colorações de fibras da madeira de Lei".


Geralmente, esses painéis são produzidos com madeiras oriundas de reflorestamento como o pinus e o eucalipto, que são madeiras mais abundantes e de menor custo. Outra alternativa para escassez da madeira é a racionalização do seu uso, cultivo e produção, através da reposição das florestas (reflorestamento), para garantir produtos florestais manejados de forma sustentável.


I - Compensados


Apesar de o conceito básico de compensado ser um só, existem algumas variações no seu formato, determinando, então, a existência de diferentes tipos do produto:


- Compensado laminado

Chapa com miolo formado por lâminas torneadas de madeira de reflorestamento, sobrepostas em sentido alternado, sempre em número ímpar, fixadas com cola e prensada.

Existem dois tipos: o comum, construído com cola ureia-formoldeído, que não é a prova d’água e o naval, feito com cola fenol-formoldeido, a prova d’água.


- Compensado sarrafeado

Chapa com miolo formado por um “tapete” de sarrafosparalelos de madeiras de reflorestamento, unidas no sentido longitudinal por fio de “nylon” com cola, sobre os quais se aplicam, em ambas as faces, lâminas torneadas de madeiras. Indicado para ambientes internos e livre de umidade.


- Compensado “blockboard”

Painel de lâminas de madeira torneada (mais espessaque as do laminado), dispostas perpendicularmente à face do painel, recobertas com duas camadas de lâmina de madeira torneada. As lâminas são colocadas umas sobre as outras, no mesmo sentido das fibras, e não-entrelaçadas, o que forma um grande bloco.

Cortado em fatias, esse bloco irá receber um revestimento de mais duas lâminas entrelaçadas em cada face do painel. Não é a prova d’água. Esse compensado foi desenvolvido especificamente para portas, por não empenar com facilidade.

Outra característica importante do compensado é a propriedade de se poder utilizar sobre ele vários tipos de revestimento, entre eles lâminas de madeira, fórmica e outros.


II- Aglomerados


Os aglomerados são compostos por partículas de madeira de diferentes tamanho, finas, médias e grossas, que são aglutinadas pela presença de um adesivo específico, normalmente fabricado à base de resina sintética.

As partículas, envolvidas pelo adesivo são submetidas à pressão e ao calor, distribuídas em três camadas, de forma a se obter um efeito de maior resistência física e mecânica, e ainda estabilidade dimensional, o que determina mais resistência a empenamentos e outros tipos de deformações.

As partículas utilizadas na fabricação dos aglomerados, em geral, são de madeiras cultivadas em reflorestamento, como o eucalipto e o pinus. Assim como o compensado, o aglomerado é considerado um tipo de madeira cuja produção é sustentável. Assim como o compensado, permite o uso de revestimento como lâminas de madeira, fórmica entre outros.


III- MDF


MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que pode ser traduzido do inglês como chapa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel que é constituído apenas por fibras de média densidade de madeira. Essas fibras são obtidas em processos industriais a partir da madeira de Pinus e Eucaliptos.

O uso de apenas partículas finas permite que o MDF seja bastante homogêneo em sua superfície, que, por sua vez, possibilita trabalhar o produto na usinagem com facilidade, permitindo a realização de cortes e entalhes que apresentam boa resistência física e mecânica.

Por tudo isso, o MDF é considerado um tipo de matéria-prima ideal para projetos de móveis que apresentem detalhes de usinagem, como bordas, molduras, entalhes, torneados e pintura. Assim como o aglomerado, permite o uso de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, filme de PVC e pintura.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo!


 

Conheça todos os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?