WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como organizar a sua marcenaria

Em uma marcenaria é importante manter a organização da produção e de tudo o que é utilizado nela

Ferramentas marcenaria

O mercado da marcenaria tem apresentado um crescimento bom, mesmo em tempos de crise. Vários marceneiros estão em busca de técnicas cada vez mais avançadas, para oferecer o que há de mais novo e moderno para os seus clientes. Porém, o que muitos têm deixado de lado é a administração da marcenaria, que é parte fundamental para o sucesso dela.

Wilhelmus Deutsch, professor do Curso a Distância CPT Marcenaria – Nível Básico, afirma que o conhecimento das técnicas de marcenaria é de grande utilidade para aqueles que querem ter o próprio negócio, porém, para garantir que esse negócio não se transforme em prejuízo, é preciso saber organizar a sua marcenaria.

Além do mercado externo, o resultado dessa organização também tem impacto na visão do cliente sobre o negócio. Saber organizar toda a administração também influenciará no dia a dia da produção e na otimização de tempo e matéria-prima, evitando desperdícios ou etapas que precisem ser feitas novamente.

Em primeiro lugar, é importante fazer um levantamento a fim de listar tudo o que há na marcenaria. Depois, o que não tiver mais utilidade precisa ser descartado, para que o ambiente de trabalho fique mais “limpo”.

Além dessas ações, confira outras dicas que vão te ajudar a organizar a sua marcenaria:


- Disposição dos materiais

É preciso adotar uma configuração que favoreça a disposição dos materiais. Máquinas, equipamentos, matérias primas, peças e, também, os colaboradores precisam estar bem localizados para que o trabalho flua normalmente e os funcionários não se percam na organização ou percam tempo entre um processo e outro.

Um local específico para ferramentas e matérias-primas de uso constante é o ideal, para evitar que os colaboradores percam tempo se deslocando de um lugar a outro para pegar uma ferramenta, por exemplo.

Um painel pode ser instalado para abrigar as ferramentas de uso geral, atentando para que facilite o fluxo de produção. Se a sua marcenaria fabrica peças de diferentes materiais, cada ferramenta é essencial para garantir a qualidade deles.

A mesma dica vale para as máquinas, que possuem peças para conserto ou reparos. Essas peças devem estar dispostas próximas às máquinas ou em bancadas específicas para elas, que sejam facilmente identificadas pelos responsáveis por elas.

Ainda sobre o bom funcionamento da marcenaria:


- O estoque também merece atenção, pois o controle correto dessa área fundamental significa dinheiro;

- É crucial cuidar da higiene e da limpeza de todos os ambientes da fábrica, desde o chão da produção até o banheiro usado por funcionários. As tarefas de limpeza devem ser obrigações diárias;

- Outra dica de ouro para quem possui uma marcenaria é criar um setor ou escolher um colaborador com mais experiência para realizar o controle de qualidade. Após a produção, é importante que ela passe por esse setor ou colaborador a fim de indicar possíveis falhas, defeitos de fabricação ou acabamento antes das peças chegarem à mão do cliente, o que provocaria um prejuízo na imagem da empresa.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Marcenaria:


Marcenaria – Nível Básico
Marcenaria – Nível Intermediário
Marcenaria – Nível Profissional

Fonte: Habitus – habitusbrasil.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!