
Segundo a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos, “enganam-se os que pensam que para higienizar máquinas, equipamentos e o espaço físico nas indústrias de alimentos bastam apenas vassoura, água e sabão. Muito pelo contrário, para realizar essa tarefa com eficácia sequências e etapas bem definidas devem ser seguidas à risca”.
Os procedimentos de higienização, embora não sendo difíceis de colocar em prática, devem obedecer a um conjunto de regras. São elas:
I- Antes da higienização
Selecionar criteriosamente os métodos de higienização.
- Existe um conjunto de métodos para efetuar a higienização. Para a seleção de um deles, deve-se seguir critérios de eficácia e critérios econômicos.
- Ao definir a sequência de limpeza, deve-se considerar que esta sequência precisa ser realizada, partindo das áreas menos contaminadas para as áreas mais contaminadas. A sequência de limpeza e desinfecção deve ser de tal forma orientada, que seja prevenida a contaminação cruzada.
- Todo o equipamento de limpeza manual deve estar identificado por um sistema de cores associado a cada área da fábrica. Por exemplo, os utensílios utilizados na limpeza dos sanitários e áreas sociais não devem ser utilizados na limpeza das áreas produtivas. O sistema de identificação por cores evita a possibilidade de engano.
- Colocar vestuário apropriado e luvas. Alguns dos produtos de limpeza e desinfecção são cáusticos ou irritantes, requerendo, por isso, medidas de proteção pessoal para evitar eventuais acidentes pessoais.
- Assegurar que os operadores envolvidos no processo de higienização compreenderam todas as instruções de limpeza, ou seja, se eles compreenderam bem os métodos de preparação e aplicação dos produtos químicos de limpeza, bem como os cuidados em termos de proteção pessoal.
- Não deixar acumular lixo nos contentores. A acumulação de lixos é fonte de atração para ratos e outras pragas, o que só contribui para aumentar potenciais riscos de contaminação. Assim, todos os lixos devem ser colocados em baldes tampados e retirados da área produtiva com regularidade.
- Retirar ou cobrir os produtos alimentares. A aplicação de produtos químicos nunca deve ser feita na presença de alimentos ou de suas matérias-primas. Estes devem ser retirados ou devidamente tampados para evitar contaminações.
II- Regras para a correta higienização
- Seguir sempre as instruções mencionadas nos rótulos dos produtos de higienização. Em cada tipo de detergente ou desinfetante, encontra-se nos rótulos informação relativa à concentração, à temperatura de aplicação e ao tempo de contato desses produtos. É necessário seguir com rigor essas indicações.
- Seguir sempre os procedimentos de limpeza. Eles foram estabelecidos para garantir a eficácia do processo de limpeza, por isso, nunca se deve simplificar ou aplicar procedimentos não estipulados (por ex.: fazer mistura de químicos por iniciativa própria).
- Começar a limpeza de paredes e equipamentos de cima para baixo. Esta orientação tem como objetivo evitar a recontaminação das superfícies.
- Mudar a água de enxaguamento, quando fria ou suja. Esta orientação tem como objetivo evitar recontaminações.
- Comunicar falhas nos equipamentos, falta de produtos químicos ou de vestuário protetor. Devem-se incentivar os operadores a comunicar ao responsável qualquer dos acontecimentos acima referidos.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Princípios Básicos de Higienização para Indústrias de Alimentos
Conheça os Cursos CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.