Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba mais sobre os principais tipos de queijos

O queijo é um alimento de vasta variedade, o qual é apreciado no mundo todo

Queijos

O queijo é um alimento que pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra, ou ser composto por uma mistura de vários leites. Por isso, a sua consistência e paladar variam conforme a região onde é produzido.

A respeito da origem do queijo, Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda, explica que “é dito que surgiu a partir da observação de que quando o leite era armazenado em locais quentes coalhava rapidamente, e que escorrendo o líquido (soro) obtinha-se uma massa comestível. Descobriu-se também, mais tarde, que uma enzima digestiva, extraída do estômago dos cabritos, denominada coalho, seria um elemento de extrema importância no processo de fabricação do queijo.”

Já o leite, produto que dá origem ao queijo, surgiu como o primeiro alimento do homem. Há mais de 10 mil anos os animais passaram a ser ordenhados para que não apenas o leite materno fizesse parte da alimentação humana.

Constitui-se em um excelente alimento principalmente para crianças, uma vez que favorece o fortalecimento dos dentes e ossos em virtude do alto teor de cálcio e fósforo.


Confira abaixo os principais tipos de queijo, suas origens e características:


Queijos Franceses

Camembert – Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca. Apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco a qual se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura.

O queijo jovem, com cerca de um mês de produção, é de sabor suave, ligeiramente acidulado, e de textura interna firme. Entretanto, depois de 45 dias de sua fabricação, o camembert alcança sua maturação ideal, de modo que seu sabor se acentua e sua textura fica fina e fundante.

 Saint Paulin - Apresenta massa amarela, macia, untuosa e fechada, de paladar suave e nenhuma acidez. Sua crosta fina e de cor amarela intensa é formada pelo tratamento com água, salmoura e urucum, podendo receber um acabamento de resina plástica ou parafina.

Brie – de cor menos acentuada, a massa do queijo Brie e muitíssima macia e de paladar muito forte.

Roquefort – Obtido por meio do leite de ovelha, é um queijo de sabor e cheiro forte, cor branca, esfarelento e ligeiramente úmido em cuja massa são visíveis os veios azulados causados pela presença do fungo Penicilium roqueforti. Não possui casca firme.

 

Queijos Ingleses

Cheddar – Queijo de cor bem amarela e de alto teor de gordura, é apreciado no Brasil sob a forma fundida. Entretanto, sua forma tradicional consiste em uma casca dura, de cor marrom acinzentada.

Queijo Cottage – Apresenta-se com uma textura granulada, cujos grãos são envoltos por soro de leite. Não sofre processo de maturação e, portanto, seu sabor é muito suave.


Queijos Holandeses

Edam – A sua forma tradicional de comercialização é a esférica, apresentando interior amarelo e camada externa vermelha ou amarela.

Gouda – É fabricado geralmente sob a forma cilíndrica. Apresenta massa semicozida, semidura, de sabor suave e crosta amarela. Sua matéria-prima é o leite de vaca, o qual é esquentado até que a coalhada separar do soro.

Reino - Queijo de massa semidura, de casca colorida, lisa e fina, massa amarelada, consistência firme e seca e sabor picante.


Queijos Suíços

Emmental – Produto de massa amarela, dura e com grandes furos característicos. Possui sabor pronunciado, mas pouco forte. Popularmente conhecido como queijo suíço.

Gruyère – Obtido por meio do leite de vaca, é um queijo amarelo, duro, salgado e picante. Quando completamente maturado, apresenta pequenos buracos.


Queijos Italianos

Gorgonzola - É um queijo de fungo azul, como o Roquefort, fabricado a partir do leite de vaca. Sua massa pode ser firme ou amanteigado, esfarelenta e bem salgado.

Mussarela – É o queijo mais popular no nosso país e no restante do mundo, o qual apresenta cor amarela, consistência elástica e de fácil derretimento.

Mozzarela de Búfala – Mussarela feita com leite de búfala.

Parmesão – Queijo amarelo, seco, duro, salgado e que precisa de alguns meses para sua maturação, sendo que o processo tradicional é de seis meses.

Provolone – Possui casta fina e lisa de cor amarelo-castanha devido à defumação. Sua consistência é semidura, cor interna amarela, e sabor levemente pronunciado.

Ricota – Sua fabricação é baseada na precipitação das proteínas do soro por meio de calor associado à acidificação. É um produto comercializado fresco, condimentado ou até defumado, sendo prensado antes de ir ao defumador. Apresenta alta umidade e baixo valor calórico.

 

Queijo Alemão

Tilsit - De textura aberta, esse queijo possui massa amarela com pequenos buracos, sabor é suave com traços de erva-doce, a qual é adicionada a sua massa. É geralmente fabricado sob formato cilíndrico.



Queijos brasileiros


Meia-cura – Queijo de origem mineira, é uma variação do queijo minas frescal que passa por um tempo de maturação de aproximadamente um mês, obtendo uma consistência seca e firme.

Minas Frescal – Outro queijo mineiro, o qual possui sabor suave, cor branca e baixo valor calórico. Não sofre processo de maturação.

Prato – Queijo macio de massa prensada, aspecto amanteigado, textura firme, cor amarela e sabor suave. É produzido a partir do leite de vaca pasteurizado e é maturado por, no mínimo, dois meses.

Requeijão – Sua versão cremosa é tradicionalmente comercializada em copo e produzida a partir de leite desnatado acrescido de creme de leite fresco.

Requeijão de corte – Apresenta consistência firme, de modo que pode ser servido em fatias. Sua diferença para o requeijão anterior é que utiliza leite integral e não leva creme de leite.

Requeijão culinário (Catupiry) – É comercializado geralmente em bisnagas, é um requeijão que não é facilmente derretido, sendo utilizado em diversas preparações.

Queijo coalho – Queijo nordestino cuja produção consiste em adicionar coalho e coagulantes ao leite. Não derrete facilmente, o que permite ser assado em churrasqueiras ou grelhados.

 

Entenda mais sobre o assunto adquirindo os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de Laticínios.

Curso Produção de Queijos Minas Frescal, Mussarela e Gouda

Curso Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone

Curso Produção de Queijo Artesanal do Serro e Canastra

 

Fonte: Milkpoint - milkpoint.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Vanessa Pereira Rosa

26 de fev de 2019

Estou muito interessada nos cursos, gostaria de saber se dá pra produzir em pequenas quantidades pra quem ainda está iniciando no ramo de queijos?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev de 2019

Olá, Vanessa!

Obrigada por sua visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente

Lorena Tolomelli

Marcos

22 de nov de 2018

Vocês têm curso para queijo Gruyére?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de nov de 2018

Olá Marcos,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!