
Enquanto uma fábrica de queijos de porte grande exige um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, uma pequena fábrica de queijos artesanal requer um investimento de menos de R$ 10 mil. Isso porque as fábricas maiores precisam de mais equipamentos, adaptações nas instalações, reformas na estrutura, contratação de mais funcionários, compra de grande volume de leite e compra de veículos, entre outras necessidades essenciais.
Se você sabe fazer queijos de qualidade e quer montar uma fábrica, escolha a segunda opção. Entretanto, são necessários alguns cuidados desde o planejamento até a compra de equipamentos e adaptações nas instalações de acordo com as exigências legais.
Planejamento
Assim como qualquer negócio, a pequena fábrica de queijos precisa de um bom planejamento. Por meio dele, o empreendedor consegue saber se o negócio é ou não viável na região. No processo, são avaliados a concorrência, o público-alvo e a demanda pelos produtos, além de outros importantes aspectos. Com os dados em mãos, é possível tirar do papel o plano de negócios para colocar a fábrica de queijos a pleno vapor.
Venda no varejo ou no atacado?
A venda de queijos pode ser feita no varejo ou no atacado. No primeiro caso, os queijos são vendidos diretamente para o consumidor. Isso pode ser feito por encomenda e a entrega pode ser feita em domicílio. Entretanto, deve-se concentrar força total na divulgação em redes sociais para a apresentação dos produtos ao público.
Já no segundo caso, os queijos são vendidos para revendedores, como supermercados, mercadinhos, armazéns, empórios, lojas de frios, quitandas, sacolões. Para isso, a divulgação pode ser feita com a degustação dos produtos nos próprios estabelecimentos para que os clientes e os gerentes desses locais conheçam os produtos.
Estrutura
A fábrica de queijos pode apresentar uma área de 250 m² (ou mais) conforme o porte. Nesse espaço, serão distribuídos os equipamentos e armazenada a matéria-prima para a fabricação dos queijos. Entretanto, para maior fluidez a todos os processos, o espaço interno deverá ser separado em setores.
Os setores envolvem a área de recepção da matéria-prima, a área de produção dos queijos, a sala de cura, o depósito de armazenagem dos queijos prontos, os vestiários e os banheiros para os funcionários, além do escritório. Tudo devidamente planejado para que os processos sejam otimizados e a produção não pare.
Equipamentos para fábrica de queijos
Para iniciar a fábrica de queijos, devem ser adquiridos alguns equipamentos básicos, como bancada de mármore; balcão refrigerado; tanques para fabricação do queijo; tanque para salga do queijo; tanque de aço inoxidável para armazenamento do leite; tina para filtrar a massa; pasteurizador; refrigerador; agitador; prensa mecânica; mesa grande; formas diversas para queijos; termômetros; lira de aço inoxidável; e utensílios diversos.
Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios:
Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade
Produção de Queijo Artesanal do Serro e Canastra
Produção de Queijo do Reino, Cottage, Coalho e Ricota
Fonte: montarumnegocio.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.