WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Queijo está na lista dos alimentos saudáveis

O queijo é um produto lácteo importante, fonte rica de nutrientes essenciais e parte integral de dieta saudável

Queijo está na lista dos alimentos saudáveis

Queijos são alimentos com contribuição apreciável para a saúde, devido à quantidade de nutrientes disponíveis nos mesmos. Possuem uma longa história na dieta humana e por muito tempo representaram a forma primária concentrada do leite, com o benefício de uma vida de prateleira prolongada.

O alto teor de gorduras e proteínas os torna um alimento rico em energia e nutritivo, apropriado para o trabalho duro de nossos ancestrais.

Os avanços recentes na ciência da nutrição ilustram a contribuição do queijo para a alimentação e saúde. É uma fonte rica de nutrientes essenciais, em particular, proteínas, peptídeos bioativos, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais.

O maturado é livre de lactose e, portanto, adequado à nutrição dos indivíduos intolerantes a esse componente. Há evidências que sugerem que os 2 tripeptídeos bioativos, VPP E IPP, encontrados no leite azedo fermentado com Lactobacillus helvetius, diminuem a pressão arterial.

A alta concentração de aminoácidos essenciais no queijo contribui para o crescimento e desenvolvimento do organismo humano. Mesmo com a presença de quantidades notáveis de gorduras saturadas e trans, não há evidências claras relacionando o consumo do alimento a qualquer doença.

O ácido conjugado linoléico e os esfingolipídeos presentes no queijo podem ter propriedades anticarcinogênicas. A alta concentração de cálcio é bem conhecida por contribuir para a formação e manutenção de ossos e dentes fortes, como também demonstra um efeito positivo na pressão arterial e ajuda a manter o peso em combinação com dietas de baixo teor energético.

*Licinia de Campos
Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduada em Gestão de Negócios de Serviços de Alimentação (SENAC), especialista em Docência e Didática para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC) e Gestão Operacional Administrativa de Unidades Alimentares. Possui formação em Auditor Líder ISO 22000 (Food Design). Trabalhou como redatora do Suplemento Feminino do jornal “O Estado de SP” e atualmente faz parte do Programa “Com Sabor” da rede Mulher. Participou da tradução de diversos fascículos e livros da Editora Globo.  Trabalha também como redatora da revista NutriNews  e leciona em vários cursos das unidades do SENAC.


**Este artigo reflete as opiniões do autor, e não do Portal de Informações do CPT - Centro de Produções Técnicas. O Portal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!