WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Queijaria: higienização de formas, caixas e embalagem

A indústria queijeira deve dispor de local próprio e exclusivo para se proceder à limpeza e sanificação de equipamentos e material de trabalho dentro das dependências industriais

Queijaria: higienização de formas, caixas e embalagem   Artigos Cursos CPT

 

A indústria queijeira deve dispor de local próprio e exclusivo para se proceder à limpeza e sanificação das formas plásticas, dentro das dependências industriais e dispor de ponto de vapor.

“Quando existentes, os dessoradores deverão também ser higienizados nesta dependência”, afirma Juliano Gomide Souza, professor do Curso a Distância CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade.

As caixas plásticas, por sua vez, quando utilizadas para o transporte de queijos embalados até o mercado consumidor, devem ser higienizadas em local específico antes de entrarem no setor de produção.

A seção de embalagem deve estar estrategicamente localizada em relação às câmaras frias, de forma coerente com o fluxograma operacional da indústria. A operação de embalagem é também uma das partes importantes no processo de fabricação, e cuidados especiais devem ser tomados para garantir que não ocorra uma pós-contaminação nessa etapa. Dessa forma, esta seção deve conter recipientes com soluções sanificantes para as mãos dos manipuladores.

A área destinada a embalagem dos produtos através do sistema de encolhimento do material de acondicionamento em banho de água fervente deve ser provida de exaustor(es) para remoção do vapor. Essa área deve, sempre que possível, possuir comunicação direta com o ambiente externo (por meio de óculo), para abastecimento de material de embalagem sem necessidade do seu trânsito pelas áreas de processamento.

A guarda das embalagens a serem utilizadas nos trabalhos diários deverá ser feita em local próprio e estratégico, em condições de limpeza e sanidade em armários metálicos ou de outro material adequado. Cuidados especiais devem ser tomados durante as operações com as embalagens para garantir que não ocorra uma pós-contaminação.

O acondicionamento de produtos em embalagens secundárias deverá ser realizado em local próprio, isolado das demais áreas de processamento industrial, evitando-se o risco de contaminação de produtos ou superfícies que entram em contato com produtos não embalados.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vai construir uma queijaria? Atenção especial à Barreira Sanitária!
Vai construir uma queijaria? Conheça os tanques de fabricação!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!