WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de queijo: artesanal e industrial

A diferença básica entre os dois é a produção em maior ou menor escala

Queijos

Um dos ingredientes mais apreciados na culinária mundial é o queijo. Isso porque existe milhares de tipos de queijos, que podem ser utilizados nas mais variadas receitas. O seu processo de fabricação é relativamente simples, mas, quem olha para algum queijo na prateleira de um supermercado, por exemplo, não consegue imaginar os diferentes processos pelos quais passa.

Célia Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone, explica que o queijo já tem seu espaço consolidado no mercado mundial e regional, sendo produzido tanto por pequenos produtores de leite e queijo quanto por grandes queijarias, por conta dessa grande aceitação do mercado consumidor.

Por conta dos variados tipos de queijo existentes, é fácil entender que cada um requer técnicas, ingredientes e segredos especiais para que o produto tenha as características peculiares desejadas. Ainda, para a fabricação de queijos artesanais e industriais, há várias diferenças.

Leite

Em primeiro lugar, o tratamento dado ao leite é o pontapé inicial para a diferenciação do queijo artesanal e industrial. É possível utilizar o leite cru, assim como é obtido, como também o leite pasteurizado.

Geralmente, o leite cru é mais utilizado na fabricação de queijos artesanais, pela característica “rústica” e por ser utilizado da mesma forma que é retirado da vaca. Já o leite pasteurizado é comumente usado por grandes laticínios, pois esse processo retira microrganismos naturais presentes no leite cru, o que evita possíveis contaminações.

Artesanal

Minas Gerais é um dos estados que mais possui queijarias artesanais. Também, ao falar de queijo, é quase impossível não lembrar do queijo minas e do queijo canastra, que só pode ser produzido no local que dá nome a ele: a serra da canastra. Com a utilização do leite cru, o queijo minas artesanal passa por etapas, como a adição de fermento natural, coagulante e coalho, para depois ser salgado, enformado e submetido a altas temperaturas. O segredo está na etapa seguinte, que é importante para conferir a ele seu sabor: a maturação, que pode durar meses ou até anos.

Industrial

O queijo industrial difere-se do artesanal pelo fato de ser produzido em grande escala, utilizando, milhares de litros de leite por ano para que possa ser fabricado. Por conta disso, o queijo industrial acaba perdendo um pouco aquele cuidado especial, dado aos queijos artesanais.

É possível que um queijo industrial tenha toque artesanal?

Sim! Muitos empresários, apesar da produção em larga escala, apostam no cuidado com a produção de cada queijo para que ele ganhe o toque artesanal, aquele toque com gosto de “feito em casa”. É preciso que todo o processo seja feito minuciosamente.

Porém, a utilização de leite cru ou pasteurizado ainda gera discordância, uma vez que produtores artesanais defendem que o leite bruto é “forte” e não precisa de muitas interferências para produzir queijos, enquanto produtores industriais acreditam que o processo de pasteurização é fundamental para melhorar a qualidade do leite obtido.

E você, de qual lado está?



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Laticínios:

Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone
Produção de Queijo Artesanal do Serro e Canastra
Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda

Fonte: G1 Sul de Minas – g1.globo.com/mg/sul-de-minas/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Feliciana Sebastião João

7 de mai. de 2024

Quero aprender a fazer queijo artesanal

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai. de 2024

Olá, Feliciana Sebastião João ! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Francisco Alexandre Lopes da Silva

18 de jun. de 2022

Ótimas informações

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2022

Olá, Francisco! Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Em breve uma de nossas atendentes entrará em contato com mais informações sobre o curso.

No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa CPT...https://www.cpt.com.br/


Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato.

Karina Theodoro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?